Publicidade
Notícias | Região Educação

Instituições privadas retomam atividades presenciais em Estância Velha

A Escola Petit Poá, no Centro, foi a primeira instituição privada de educação infantil a receber os pequenos

Por Bruna Mattana
Publicado em: 05.11.2020 às 16:03 Última atualização: 05.11.2020 às 16:29

Escola Petit Poá, em Estância Velha Foto: Escola Petit Poá/Divulgação
Gradativamente, as instituições de ensino privadas retomam suas atividades na região. Em Novo Hamburgo, conforme decreto municipal, desde o dia 13 de outubro as escolas de educação infantil recebem alunos, de forma presencial. Em Estância Velha, embora o retorno facultativo das aulas presenciais nas instituições de ensino da rede privada esteja autorizado desde o dia 7 de outubro, conforme decreto municipal nº 102/2020, somente nesta quinta-feira (5) houve retomada no município.

Leia todo o conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTES

A Escola Petit Poá, no Centro, foi a primeira instituição privada de educação infantil a receber os pequenos, após ter seu plano de contingência aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde e Educação (COE-E) Local. 

Segundo a sócia-proprietária, Catia Moraes, a instituição, que possui crianças com idades entre zero e cinco anos, iniciará com 20% da capacidade permitida nesta primeira semana. "Aumentaremos aos poucos. Poderemos atender com até 50% da capacidade da escola."

O diretor do Colégio Luterano Arthur Konrath, Mauri Helbing, diz que aguarda o parecer do município para reabertura da instituição. "A previsão é de recebermos o documento ainda esta semana. Nesse sentido, as aulas devem voltar presencialmente na semana que vem."

Ele destaca que os pais foram consultados sobre a possibilidade de retorno presencial e que somente a turma de nono do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio devem voltar às classes. "Nove dos 25 estudantes do primeiro ano do médio devem retornar presencialmente à instituição e 14 dos 26 alunos do nono ano. Eles terão aulas presenciais de duas a três vezes por semana. Ainda estamos definindo. Nos demais dias, manteremos as atividades remotas."

Helbing diz ainda que os responsáveis dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental também estão sendo contatados sobre uma possível volta. "Como o decreto municipal estabelece o retorno presencial para essa faixa etária a partir de 12 de novembro estamos verificando com eles quantos desejariam retornar à escola." 

Segundo o decreto, as escolas municipais não retornam com aulas presenciais este ano. Conforme a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosane Dalpiaz, as demais instituições privadas sinalizaram que não devem retornar com as atividades presenciais em 2020. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual