Publicidade
Notícias | Região Calor histórico

Calor e alta umidade deixam tempo abafado

Com a chegada da chuva, as temperaturas máximas vão cair, mas segue sensação de desconforto

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 26.11.2020 às 03:00 Última atualização: 26.11.2020 às 09:16

Termômetro de rua marcou 40°C no Centro, à tarde Foto: Inézio Machado/GES
Depois do calor que alcançou temperaturas próximas dos 40ºC no Vale do Sinos nos últimos dois dias, a instabilidade volta para a região. As máximas serão menores, sem extremos como os registrados ontem. Por outro lado, a sensação de abafamento gerada pela alta umidade deve ser a responsável por gerar desconforto.

Marcas históricas

Segundo a MetSul Meteorologia, a temperatura máxima foi histórica. Durante a tarde de ontem em Campo Bom chegou a 39,7°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, dois graus a mais que no dia anterior. A marca iguala os 39,7°C registrados em 23 de novembro de 2005 como a mais alta desde os 40,7°C de 15 de novembro de 1990. O recorde para o mês é de 41,9°C em novembro de 1985.

Calor aumentou

Em Novo Hamburgo, os termômetros de rua marcavam 40°C no Centro e os espaços na sombra eram disputados. Oficialmente a máxima foi de 39°C na estação de baixada, que fica a 30 metros de altitude, no bairro Lomba Grande. A diferença foi de 2,4°C a mais em comparação a terça-feira.

Já na estação de encosta, que fica mais alta, a 100 metros de altitude, a temperatura alcançou os 38,8°C. O registro do dia anterior era de 35,4°C.

Chegada da chuva

A chuva e o vento chegaram à região na noite de ontem. Hoje, o sol até aparece com nuvens, mas novas áreas de instabilidade devem se formar com expectativa de chuva na maior parte do Estado até o fim do dia.

Alerta para temporais

O Estado fica em alerta pois os próximos dias serão de muita instabilidade, com chuva frequente e um alto risco de tempo severo, conforme a MetSul. Os acumulados de chuva devem ser altos em algumas regiões com marcas superiores a 100 milímetros, com distribuição irregular. A Defesa Civil gaúcha chegou a emitir um alerta na noite de ontem para chuvas intensas, com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento para hoje nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

TAGS: calor clima tempo
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual