Publicidade
Notícias | Região Investigação

Polícia fecha fábrica que falsificava placas Mercosul na Região Metropolitana

Criminosos roubavam os carros, adulteravam, fabricavam as placas e revendiam como se fossem originais

Publicado em: 02.12.2020 às 12:06

Criminosos roubavam os carros, adulteravam, fabricavam as placas e revendiam como se fossem originais Foto: Polícia Civil | Divulgação

A Polícia Civil, deflagrou nesta quarta-feira (2) uma operação de combate à organização criminosa investigada por falsificar placas do modelo Mercosul, além de adulterar e clonar veículos roubados na Região Metropolitana. Uma fábrica clandestina de falsificação de placas e de clonagem de veículos foi fechada no bairro Jardim Algarve, em Alvorada. Além disso, os agentes cumpriram mandados em Porto Alegre, Viamão, Canoas e Florianópolis/SC. A quadrilha também é investigada por receptação, uso de documentos falsos e porte ilegal de armas de fogo.

A ação foi desencadeada por intermédio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos, DRV/Deic, coordenada pelos Delegados Rafael Liedtke e Marco Guns, em ação conjunta com o Grupo de Roubo de Veículo da Brigada Militar, coordenado pelo Ten Cel Rogério Stumpf. 

Segundo a Polícia, as investigações tiveram início há mais de quatro meses. Nesse período, os policiais ouviram diversas vítimas de crimes de roubo de veículos, que reconheceram os investigados por meio de fotos.

De acordo com os Delegados Liedtke e Guns, os criminosos agem, na maioria das vezes, em duplas e se aproveitavam de um momento de distração das vítimas para executar o roubo do veículo, sempre mediante ameaça, e uso de arma de fogo.

Criminosos roubavam os carros, adulteravam, fabricavam as placas e revendiam como se fossem originais Foto: Polícia Civil | Divulgação
Conforme as investigações, após a prática desses roubos, os veículos têm seus sinais identificadores adulterados/clonados (placas, numeração de vidros, chassi e motor), e, em alguns casos, acabam sendo repassados ao Estado vizinho de Santa Catarina, onde são revendidos como se fossem originais.

Com a ação policial realizada nesta quarta, foram presos alvos da operação, diretamente responsáveis pela prática de roubos de carros na Capital.

O diretor do Deic, Delegado Sander Cajal, enalteceu o trabalho dos policiais, e classificou como importante a integração e troca de informações com a Brigada Militar, que culminou com redução nos índices de roubos de veículos no Estado.

Os presos estão sendo conduzidos até a sede da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos do Deic, para os devidos procedimentos legais, entre eles, o reconhecimento pessoal por parte das vítimas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual