Publicidade
Notícias | Região Mobilidade

Enfim, trens 'novos' passam a operar acoplados

Com medida, viagens podem seguir com o dobro de passageiros

Por Igor Müller
Publicado em: 05.03.2021 às 03:00 Última atualização: 05.03.2021 às 08:41

Após reparos, trens da série 200 começam a circular acoplados na região metropolitana Foto: Igor Müller/GES-Especial
Quando a Trensurb colocou 15 novos trens em operação em 2014, as novidades iam muito além do ar condicionado. Entre outras inovações, a promessa era que as novas composições permitiriam facilmente a operação acoplada, ou seja, transportando o dobro de passageiros em uma mesma viagem. Assim, haveria mais conforto nos horários de pico.

Passados quase seis anos, enfim os trens "novos" passaram a circular acoplados, com oito vagões ao invés de quatro.  Problemas técnicos, agora resolvidos, impediam esta operação, até então restrita aos trens "velhos".

A medida, que visa evitar aglomerações nas viagens, deve ser ampliada ao longo do mês, informa a Trensurb.

Nos horários de pico, rodam 25 trens simultaneamente, número muito próximo da oferta normal pré-pandemia, que era de até 26 trens ao mesmo tempo.

A empresa afirma ainda que a quantidade de passageiros segue sendo metade da normal e que, por isso, o número de trens é o suficiente para atender a determinação do Governo do Estado que limita a ocupação dos veículos em 50% de sua capacidade – o que corresponde a três passageiros por metro quadrado.


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.