Publicidade
Notícias | Região Distanciamento Controlado

Amvars encaminha ao Piratini renovação da Cogestão e novos protocolos da bandeira vermelha

Medida é necessária para que flexibilizações passem a valer a partir desta segunda-feira

Publicado em: 21.03.2021 às 20:51

Barbearias estão entre os serviços que podem retomar atendimentos nesta segunda-feira Foto: Inézio Machado/GES
A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars) encaminhou ao governo do Estado, na noite deste domingo (21), a renovação da gestão compartilhada (cogestão) do sistema de Distanciamento Controlado da Covid 19 e também os protocolos que deverão ser adotados a partir da próxima semana pelas cidades que integram a Região 7, liderada por Novo Hamburgo. O processo é necessário para que a região esteja apta a flexibilizar as regras na bandeira preta.

Segundo o Prefeito Luciano Orsi, presidente da entidade, a permissão de funcionamento do comércio com horários restritos, mas abertos ao atendimento, é uma das novidades da bandeira e um alento para a economia. "Será imprescindível que os estabelecimentos exigiam e façam cumprir as medidas sanitárias. Precisamos evitar ao máximo um novo impacto no número de contágio na região. As prefeituras também devem intensificar as ações de fiscalização a partir da próxima semana com o intuito de garantir que os números da doença não voltem a crescer sob pena de regressão à bandeira preta", afirma Orsi.

Confira quais são os protocolos e medidas sanitárias adotadas pelos municípios da AMVARS

Ainda segundo o presidente da Amvars, os horários de restrições de atividades que serão adotados nos finais de semana e também à noite é uma forma de tentar permitir a atividade econômica e tentar conter aglomerações.

"Como o fôlego econômico das empresas se esgotou o passo que será dado agora é muito importante tendo em vista a intenção de permitir que o trabalho seja retomado, mesmo que em formato restrito. O maior desafio das prefeituras daqui pra frente será a fiscalização que terá que ser muito rígida, e para isso o governo prometeu colaborar contratando policiais aposentados para essa frente de trabalho. Também indicou a possibilidade das prefeituras utilizarem recursos dos fundos estaduais para contratação emergencial de fiscais e também prometeu ajuda financeira aos que não tiverem recursos suficientes", lembra Orsi.

Ele avalia que a semana que entra pode ser considerada um desafio. "É um desafio muito grande, pois os números de contaminação estão muito altos e vamos precisar da adesão e muita cooperação de todos nesse compartilhamento das responsabilidades. Sem essa consciência não conseguiremos avançar", ressalta o presidente, destacando que a vacina é um alento, "mas até que ocorra de forma mais massiva a única forma de contornar é com responsabilidade".


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.