Publicidade
Notícias | Região Campo Bom

Câmara abre CPI para investigar pane no oxigênio do Hospital Lauro Reus

Secretaria Estadual da Saúde também deve fazer visita operacional na casa de saúde tendo como objetivo avaliar o que ocasionou a morte de seis pessoas na sexta-feira

Por Débora Ertel
Publicado em: 23.03.2021 às 11:42

Hospital Lauro Reus, em Campo Bom Foto: GES-Especial
A tragédia envolvendo problemas na distribuição de oxigênio a pacientes Covid no Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, terá mais duas fontes de investigação. Além do Ministério Público, da Polícia Civil e da própria instituição, que abriu sindicância interna, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Câmara de Vereadores vão fazer apurações para entender o que provocou a falha. Seis pacientes internados na UTI e na Emergência do hospital acabaram morrendo. 

A SES irá enviar nesta semana, em dia que não foi informado, uma equipe para fazer uma visita operacional ao Hospital Lauro Reus. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a Secretaria já instaurou, ainda na sexta-feira, um processo de auditoria, por meio do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Deasus), para avaliar a situação. O Departamento de Gestão da Atenção Especializada também oficiou o hospital, pedindo informações preliminares, que já foram repassadas e farão parte da análise do Deasus.

Já a Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira (22) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso. “Não poderíamos deixar de realizar uma apuração dos fatos sendo essa casa um poder fiscalizador na cidade. (...) Encaminhamos essa instalação pela Mesa Diretiva, mas é o desejo de todos os parlamentares que os fatos sejam apurados e por isso todos os vereadores que quiserem fazer parte desta comissão participarão da apuração dos fatos”, afirmou o presidente do Legislativo, Alexandre Hoffmeister (PP). 

Procurado pelo Jornal NH, o Hospital Lauro Reus emitiu uma nota, ontem, por meio da assessoria de imprensa: "Somente o laudo técnico dará a informação correta. Não confirma-se nada até o laudo técnico. Qualquer outra versão não técnica e ou oficial pode ser considerada mera especulação e atrapalha o processo de esclarecimento à comunidade."

Investigação na Polícia Civil

O delegado Clóvis Nei da Silva já solicitou documentos e informações que devem ajudar no andamento das diligências. Nos próximos dias ele deve chamar representantes da direção e funcionários do hospital para esclarecimentos. Imagens de câmeras de segurança do local também devem ser analisadas. Familiares das vítimas registraram ocorrência na DP.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.