Publicidade
Notícias | Região Comemoração

Moradora de Novo Hamburgo completa cem anos nesta terça-feira

Ela recorda com carinho dos locais que frequentava na juventude, em Novo Hamburgo, como o antigo Café Paulo

Por Bruna Mattana
Publicado em: 29.03.2021 às 17:38 Última atualização: 29.03.2021 às 17:48

Dona Amália Elma Kirsch Foto: Arquivo pessoal
Dona Amália Elma Kirsch completa 100 anos nesta terça-feira (30). Natural de Pareci Velho, Distrito de Capela de Santana, no Vale do Caí, ela chegou a Novo Hamburgo quando tinha por volta de 20 anos. "Sempre adorei a cidade. Morei um tempo no litoral norte, sete anos em Porto Alegre, e agora estou de volta nessa cidade que me traz recordações tão boas."

Leia todo o conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTES

Amália conta que sua família saiu do interior em busca de trabalho e melhores condições de vida. "A gente trabalhava na roça. Cheguei aqui e não sabia fazer nada, mas comecei em uma fábrica de calçados e logo aprendi todos os processos. Fui costureira, preparadeira. Trabalhei a vida toda com calçado e aprendi muito com o famoso Ruy Chaves, que foi o primeiro estilista de calçados de Novo Hamburgo", lembra. 

Ela recorda com carinho dos locais que frequentava na juventude, como o antigo Café Paulo, na Avenida Pedro Adams Filho. "O melhor pastel que eu comi na vida foi nesse lugar. Eu adorava dançar, ir aos bailes da cidade. Sempre gostei de um chope. Até hoje eu gosto. E de um bom vinho também", conta a idosa, entre risos.

Torcedora fiel do Grêmio, Amália diz que não vê a hora de poder ir à Arena novamente. "Eu adoro futebol. Ia sempre ao estádio antes de começar essa pandemia. Também adoro viajar. Gostava muito de ler e fazer crochê, mas hoje os meus olhos não ajudam mais."

Dona Amália tem duas filhas, um filho e cinco netos. "A minha irmã Anna, a mais nova, que tem 92 anos, mora em Novo Hamburgo. Então estou feliz porque agora estamos perto de novo."


Receba notícias diretamente em seu e-mail! Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.