Publicidade
Notícias | Região Faltou vacina

Com falta da Coronavac, municípios têm cancelado aplicação da 2ª dose

Última remessa de pouco mais de 5,6 mil doses é insuficiente para atender a necessidade da região; cidades como Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga já estão refazendo calendário

Por Susi Mello
Publicado em: 26.04.2021 às 12:45

Coronavac está em falta para aplicação das segundas doses Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A remessa reduzida de doses da vacina Coronavac/Butantan, enviada pelo Ministério da Saúde, acendeu um alerta na programação da vacina contra a Covid-19 na região. Na última sexta-feira (23), o governo do Estado enviou 5.615 doses para os municípios de abrangência do Jornal NH, número insuficiente para contemplar a necessidade dos municípios. Nesta segunda-feira (26), ao menos Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos, Ivoti e Sapiranga já informaram que estão no aguardo de novas doses para dar continuidade às imunizações da segunda dose com a vacina.

Com isso, há municípios alterando a sistemática de vacinação. A prefeitura de Estância Velha tinha uma expectativa de receber aproximadamente 900 doses de CoronaVac na semana passada para imunizar as pessoas com segunda dose já nesta semana. No entanto, o município recebeu apenas 180 doses.

A partir dessa situação, a prefeitura comunicou que imunizará com a segunda dose da CoronaVac as pessoas que já haviam agendado a vacinação para a segunda-feira. As demais serão reagendadas. A prefeitura deve contatar os moradores, que também podem ligar nos postos previamente agendados.

Já a vacinação da população com a 1ª dose segue normalmente para pessoas de 60 anos ou mais e para pessoas de 59 anos com comorbidades. A vacina aplicada nesses casos é com a AstraZeneca/Fiocruz.

Campo Bom recebeu 15% do necessário

Campo Bom aguarda 1.650 doses da Coronavac para quem recebeu a primeira dose até 25 de março. Na última sexta-feira (23), o município havia recebido apenas 250 doses da Coronavac, que foram aplicadas no sábado (24). O número representa apenas 15% do necessário. 

Na próxima sexta-feira (30) serão aplicadas segundas doses da Aztrazeneca/Fiocruz para trabalhadores da saúde e idosos imunizados no dia 5 de fevereiro, ou antes. O município afirma ainda que não tem vacinas por aplicar além das doses programadas para sexta-feira.

 

Situação em Sapiranga

A Secretaria de Saúde de Sapiranga reforçou o aviso sobre suspensão da aplicação da 2.ª dose da vacina contra a Covid-19. Em nota, a pasta informa que suspendeu os drive-thrus de terça-feira (27) e sexta-feira (30).

"Aguardamos orientações das autoridades competentes quanto ao recebimento das doses para agendar novo drive-thru de imunização. Tão logo tenhamos novas informações a respeito das vacinas divulgaremos", diz a nota.

Dois Irmãos e Ivoti também estão sem Coronavac

Outro município que registra problema é Dois Irmãos. Nesta segunda-feira, teve aplicação da segunda dose para pessoas com 70 anos ou mais e, na terça-feira, terá para pessoas com 61 anos ou mais. No entanto, informa a prefeitura, para o restante da semana, não há mais doses.

Por meio de nota, Dois Irmãos informa que o calendário vacinal previa a aplicação das segundas doses para quem fez a vacina nos dias 30 e 31 março e 1º de abril. Para os três dias de vacinação seriam necessários aproximadamente 800 doses Butantan. Na sexta-feira da semana passada, Dois Irmãos recebeu 100 doses da Coronavac/Butantan.

Em Ivoti, a vacinação para idosos de 60 anos ou mais (primeira dose) ocorreu nesta segunda-feira (26) e a partir de terça feira não terá vacinação. O município informa que aguarda as doses do estado para a segunda dose dos idosos que deveriam receber a segunda dose também na segunda-feira.

Parobé e Taquara estão normais

Na região do Paranhana, Parobé informa que a imunização com a segunda dose prossegue normalmente conforme as datas na carteirinha de vacinação.

Em Taquara, a Secretaria de Saúde afirmou que não existe falta de segundas doses para a vacinação contra a Covid-19 no município. "A vacinação ocorre regularmente. A falta de doses pode vir a ser ocasionada por atrasos de remessa do Ministério da Saúde, e, consequentemente da Secretaria Estadual de Saúde, isso é o que está acontecendo em alguns municípios, mas Taquara segue com doses", declarou a secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues.

 

Doses de Coronavac/Butantan recebidas no dia 23/4

Alto Feliz - 70
Araricá - 20
Brochier - 120
Bom Princípio - 50
Canela - 140
Campo Bom - 250
Capela de Santana - 50
Dois Irmãos - 100
Estância Velha - 180
Feliz - 270
Harmonia - 30
Igrejinha - 120
Imbé - 120
Ivoti- 100
Gramado - 140
Lindolfo Collor - 10
Linha Nova - 10
Montenegro - 260
Morro Reuter- 30
Nova Hartz - 60
Novo Hamburgo - 1.010
Nova Petrópolis - 100
Osório - 200
Pareci Novo - 20
Parobé - 180
Picada Café - 20
Presidente Lucena - 10
Portão - 140
Riozinho - 20
Rolante - 90
Salvador do Sul - 40
São Vendelino - 10
Santa Maria do Herval - 40
São Francisco de Paula - 90
São José do Hortêncio - 20
São Leopoldo - 900
São Sebastião do Caí - 100
São Vendelino - 65
Santo Antônio da Patrulha - 200
Sapiranga - 250
Taquara - 270
Três Coroas - 90
Tupandi - 10
Vale Real - 20

Total: 5.615 doses


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.