Publicidade
Notícias | Região Corrida pela vacina

Região precisa de 20 mil doses para colocar esquema vacinal da Coronavac em dia

Nesta terça-feira, Rio Grande do Sul receberá 188,8 mil doses da vacina do Butantan, o que será capaz de resolver o problema da segunda dose, afirma a SES

Publicado em: 18.05.2021 às 03:00 Última atualização: 18.05.2021 às 09:21

Novas vacinas da CoronaVac serão para a segunda dose ainda esta semana Foto: Gustavo Mansur/Palacio Piratini
A demora na aplicação da segunda dose da Coronavac/Butantan tem tirado o sono de milhares de gaúchos. Na região, mais de 20 mil pessoas estão com a vacina em atraso, em torno de 75% são referentes a Novo Hamburgo. Conforme o último levantamento divulgado pela Prefeitura, 15,5 mil pessoas ainda estavam na fila, enquanto que outras cidades da região somam, aproximadamente, 4,7 mil doses fora do prazo.

Hoje, o Rio Grande do Sul deve receber 188,8 mil doses, número que, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), será capaz de colocar em dia o esquema vacinal da CoronaVac no Estado. Cálculos da SES mostram que 179.330 pessoas estão com a segunda aplicação em atraso. A quantidade por município, entretanto, ainda não foi divulgada pela Secretaria.

Abaixo, confira como está a situação da Coronavac nos municípios da região.

São necessárias 1.320 doses de CoronaVac, conforme informado pela prefeitura. Novo chamamento será realizado conforme a chegada do próximo lote.

O município estima que aproximadamente 500 pessoas ainda aguardem a segunda dose. Para amanhã, está agendada a vacinação de pessoas que deveriam ter completado o esquema vacinal entre 27 e 28 de abril. A organização da estratégia é realizada por agendamento ou data de atraso.

Cerca de 1,3 mil pessoas aguardam a segunda dose de CoronaVac. A primeira dose dos que estão mais atrasados foi aplicada entre os dias 29 e 31 de março. A vacinação para este público está ocorrendo por agendamento. "As 590 doses da vacina da CoronaVac recebidas na última sexta-feira estão sendo destinadas para as pessoas que estão com a aplicação em atraso desde o dia 29 de março", diz nota.

Após o drive-thru do último sábado, Parobé ainda tem cerca de cem pessoas aguardando CoronaVac. "Não sabemos quando e em que quantidade virá a segunda dose da CoronaVac. Quando chegar, não será necessário agendamento", informa a assessoria de imprensa.

São 1,5 mil pessoas aguardando a aplicação de segunda dose da CoronaVac em Sapiranga. Um drive-thru de segunda dose precisou ser adiado por falta de vacinas. "Tão logo o município receba mais doses, realizaremos evento de vacinação neste formato", diz nota.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.