Publicidade
Notícias | Região Faltam vacinas

Municípios reclamam que remessa é insuficiente para zerar 2ª dose de Coronavac em atraso

Prefeituras pedem quantidade maior ao Estado. Entretanto, parte das cidades não sabe informar quantas pessoas estão com a segunda dose atrasada

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 19.05.2021 às 16:07 Última atualização: 19.05.2021 às 21:11

Prefeituras pedem quantidade maior de Coronavac ao Estado Foto: Fotos Instituto Butantan/Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) distribui nesta quarta-feira (19) 251,2 mil doses da vacina Coronavac. Pelo cálculo do Estado, as vacinas seriam suficientes para fazer a aplicação das segundas doses que estão em atraso. Diversas prefeituras, porém, afirmam que a quantidade prevista pela SES é insuficiente para completar o esquema vacinal das pessoas que tomaram a primeira dose há mais de 28 dias e que, portanto, estão com a segunda dose em atraso.

O problema foi relatado por mais de 50 municípios gaúchos de todas as regiões, segundo o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Maicon de Barros Lemos, que também é secretário municipal da Saúde de Canoas. Para essas prefeituras, o quantitativo de Coronavac anunciado pela SES não acabará com a fila.

Em Novo Hamburgo, a Secretaria Municipal de Saúde cobra o envio de mais doses. Com as 5,2 mil entregues hoje, chega a 8.350 o número de doses repassadas pelo estado desde sexta-feira. Pelo cálculo do Município, o número de pessoas com segunda dose em atraso é quase o dobro: 15 mil pessoas.

Informações desencontradas

Ainda que os municípios apontem a falta de doses, muitos não têm a informação precisa de quantas doses são necessárias para zerar as segundas doses atrasadas.

Para Estância Velha, a SES deve enviar 940 doses. Até segunda-feira (17), o cálculo do Município era de 1,3 mil pessoas com a segunda dose em atraso. Em nova atualização, o número saltou para 2,8 mil. No entanto, pode haver pessoas que procuraram a segunda dose em dois ou mais postos diferentes, e o levantamento da Prefeitura é feito junto aos postos. A Secretaria Municipal de Saúde vai comparar as duas listas para tentar chegar ao número real de pessoas com segunda dose em atraso.

Em Parobé, a previsão é de que cheguem 940 doses. De acordo com a secretária de Saúde, Ana Elisa de Lima, 1,1 mil pessoas ainda precisam receber a D2 da Coronavac na cidade. Nem todas, porém, estão com o prazo vencido. Isso ocorre porque o município aplicou a D1 de Coronavac até o dia 29 de abril. Quem foi vacinado com a primeira dose nessa data só deve receber a segunda dose em 27 de maio, quando fecha o prazo de 28 dias. O Município não informa quantas pessoas esperam a segunda dose em atraso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.