Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região MORRO REUTER

Autor de ligações elétricas ilegais em mineradora de criptomoeda ainda não foi identificado

Inquérito deve ser finalizado em 10 dias

Publicado em: 16.02.2022 às 17:25 Última atualização: 16.02.2022 às 17:48

A Polícia Civil (PC) de Dois Irmãos deve finalizar em 10 dias o inquérito que investiga a mineração clandestina de criptomoeadas descoberta em Morro Reuter no início do mês. De acordo com o delegado Felipe Borba, responsável pela investigação, falta apenas descobrir quem fez as ligações elétricas ilegais no local onde foram encontradas cerca de 106 máquinas de mineração avaliadas em R$ 9 mil.

Entenda o que é mineração de criptomoeda e como funciona este mercado de investimento

Polícia investiga desvio de energia elétrica para mineradora de criptomoeadas
Polícia investiga desvio de energia elétrica para mineradora de criptomoeadas Foto: Polícia Civil/Divulgação

“A investigação não encerrou porque estamos tentando antes do fim do prazo averiguar se há envolvimento de algum funcionário da RGE”, esclarece Borba, embora garanta que não há qualquer pista ou evidência que confirme a participação de algum funcionário da concessionária no esquema.

De acordo com o delegado, a PC ainda não tem qualquer suspeito de ter feito a ligação elétrica, a investigação é consequência da forma como a ligação irregular foi feita. “Não tem suspeitos, a gente não descarta que integrem a própria empresa. É uma estrutura que demandaria um conhecimento técnico mais profundo, típico de quem já trabalha na área.”

Três pessoas foram ouvidas pela Polícia sobre o crime e os suspeitos, que foram presos em flagrante no dia da operação, já estão em liberdade. Borba diz que o foco agora é “avaliar os benefícios que esse sujeito angariou através dessa conduta (roubo de energia), para que além de ressarcir a empresa pelos danos, que também seja responsabilizado pelos ganhos de maneira ilícita.”

Na propriedade onde a mineradora de criptomoedas foi instalada, no interior de Morro Reuter, passa um poste de alta tensão. Segundo Borba, foi feita uma ligação até um gerador, que estava protegido de forma a ficar escondido, e assim a energia elétrica era fornecida para a mineradora.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.