Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região COVID-19

Comitê Científico do Estado divulgará nota sobre liberação de máscara nesta terça-feira

Reunião aconteceu nesta segunda-feira, mas documento só deve ser encaminhado após aprovação. Executivo e Comitê de Crise terão a decisão final.

Publicado em: 14.03.2022 às 19:26 Última atualização: 14.03.2022 às 19:39

O Comitê Científico que trata sobre as estratégias de combate à Covid-19 no Rio Grande do Sul finaliza nesta terça-feira (15) a nota técnica sobre o uso de máscaras em locais públicos. A tendência é de que o texto aponte para a liberação do uso dos equipamentos em locais abertos, mantendo uma série de cuidados.

Tendência é de que o texto aponte para a liberação do uso dos equipamentos em locais abertos
Tendência é de que o texto aponte para a liberação do uso dos equipamentos em locais abertos Foto: AdobeStock
Em reunião realizada na segunda-feira (14), o Comitê encaminhou um acerto para a liberação das máscaras em locais públicos, mas a nota oficial será publicada apenas após aprovação de todos os membros. Após isso, ela será levada para avaliação do Gabinete de Crise e do governador.

Segundo um dos membros do Comitê que não quis se identificar, a tendência da nota é apontar para que o governo estadual siga o que foi feito em Porto Alegre, onde o prefeito Sebastião Melo (MDB) editou um decreto na sexta-feira (11) liberando o uso de máscaras em locais abertos. No mesmo dia, o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB) encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei (PL) para a liberação do uso de máscaras em locais públicos.

Contudo, a orientação para liberar o uso de máscaras não deve ser total, já que pessoas com doenças autoimunes, não vacinadas e usuárias de medicação imunossupressoras, seguem orientadas a utilizar os equipamentos de proteção mesmo na rua. Da mesma forma, segue a orientação para uso de máscara em aglomerações e outras situações que causem muita proximidade.

A previsão é que a nota técnica seja redigida e aprovada até o início da tarde de terça-feira. Após isso, caberá ao Gabinete de Crise a ao Executivo acatarem ou não a orientação, sendo que a tendência hoje é que o governador Eduardo Leite (PSDB) libere o uso de máscaras em locais abertos em todo o Estado.

Com exceção de Estância Velha, a maior parte dos municípios da região optaram por não tomar nenhuma medida com relação ao uso de máscaras antes da decisão do governo estadual, já que temem alguma represália por decretarem medidas mais brandas que as do executivo estadual.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.