Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região AVANÇO

Dois Irmãos tem aumento de 11% nos casos de dengue em três dias

Município solicitou a compra de testes rápidos, com previsão de entrega para esta semana

Por Débora Ertel
Publicado em: 22.03.2022 às 10:28

A dengue segue em avanço na cidade de Dois Irmãos. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (21), os casos confirmados chegavam a 505, com 465 amostras aguardando resultado no Laboratório Central do Estado (Lacen) - um aumento de 11% no número de positivados em três dias.

Dois Irmãos tem aumento de 11% nos casos de dengue em apenas três dias
Dois Irmãos tem aumento de 11% nos casos de dengue em apenas três dias Foto: Divulgação/Prefeitura de Montenegro
Em 11 de março, a cidade tinha 241 casos confirmados, 199 testes aguardando resultado e 652 notificações. Uma semana depois, em 18 de março, os positivos saltaram para 451, com 395 pacientes à espera de resultado e 1.103 notificações.

Segundo a secretária de Saúde, Júlia Lopes de Oliveira, o município solicitou a compra de testes rápidos para a dengue, com previsão de entrega para esta semana. O Lacen precisa de sete dias para concluir os exames laboratoriais.

A Prefeitura diz que tem tomado as providências possíveis para conter o avanço da doença por meio de mutirões de limpeza diários nos bairros onde há maior incidência de casos, visitas domiciliares dos agentes de endemia e aplicação de larvicidas em reservatórios de água. Além disso, os bairros com maior número de casos são pulverizados. “Mas nada disso adianta se a população não fizer sua parte”, enfatiza a secretária.

O bloqueio químico, ou seja, a aplicação do inseticida, é responsável apenas por 25% da eliminação do mosquito, pois atinge apenas o inseto. “A principal forma de combate é a manual mesmo. É através da eliminação dos criadouros, onde estão as larvas. Só assim, se interrompe o ciclo de reprodução do mosquito”, salienta.

Ivoti

Cidade vizinha, Ivoti contabilizava até ontem 11 casos confirmados e 53 aguardando resultado. Em 14 de março, havia seis confirmados e 28 à espera do laudo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.