Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região DESPEDIDA

Morre 'Sabonete', ex presidente e da Velha Guarda da Cruzeirinho

Velório ocorre desde a manhã desta sexta-feira na capela 4 do Jardim da Memória e enterro será às 17 horas, no Cemitério Municipal de Novo Hamburgo

Por Susi Mello
Publicado em: 25.03.2022 às 11:05 Última atualização: 25.03.2022 às 11:14

O ex presidente e integrante da Velha Guarda da Sociedade Cruzeiro do Sul, de Novo Hamburgo, o aposentado Ademir Leopoldo da Silva, conhecido como Sabonete, 65 anos, morreu na noite de quinta-feira (24). Ele está sendo velado na capela 4 do Jardim da Memória e será sepultado nesta sexta-feira (25), às 17 horas, no Cemitério Municipal de Novo Hamburgo.

Morre 'Sabonete', ex presidente e da Velha Guarda da Cruzeirinho
Morre 'Sabonete', ex presidente e da Velha Guarda da Cruzeirinho Foto: Arquivo pessoal
Mensagens na fanpage da "Cruzeirinho" demonstram a forte atuação no meio carnavalesco - ele presidiu a escola entre 2003 e 2010 - e na comunidade hamburguense. "Teu legado permanecerá vivo e a ti só posso agradecer por ter sido tão importante pra mim e pra nossa amada Sociedade Cruzeiro do Sul. Alguns de nós perde um amigo, outros um familiar, um esposo, um pai, Novo Hamburgo perde um dos seus filhos ilustres, eu me despeço de uma das pessoas mais importantes da minha vida", escreveu o ex presidente da escola de samba e diretor geral da Prefeitura, Jailson Barbosa.

"Todo mundo era apaixonado por sua dedicação ao Cruzeirinho", comenta sua esposa Carmen Regina Santos dos Santos da Silva, 60 anos. "Ele sempre foi um ótimo marido, pai e avô", acrescenta, lembrando que no próximo domingo o casal completaria 40 anos de casados. Sabonete deixa as filhas Emanuelle (falecida), Carla, Eduarda e Vanessa e cinco netos.

Seu trabalho também reflete na comunidade. Ademir, ressalta Barbosa, foi importante por resgatar a memória e a história da Sociedade Cruzeiro do Sul, conectou com sua ancestralidade e fortaleceu sua identidade enquanto clube social negro. "Articulou a Cruzeiro com diversos outros clubes do Rio Grande do Sul em uma rede de colaboração, promoveu projetos sociais que beneficiaram não só o carnaval, mas promoveu a cidadania de crianças e jovens, impactando além do Cruzeiro do Sul, todo bairro Primavera e a cidade de Novo Hamburgo", comenta.

Morador do bairro Primavera, na Rua Osvaldo do Cruz, Ademir estava aposentado. Sua profissão, conta a esposa, era mecânico de manutenção. Entre março de 2011 e dezembro de 2016, segundo a Prefeitura, foi chefe de equipe (CC) na Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Cirurgia

Segundo a esposa, Ademir passou por uma cirurgia de coração na última quarta-feira, em hospital de Sapucaia do Sul. Ele não teria resistido e sofrido uma parada cardíaca. Seu histórico de saúde, no entanto, já era delicado, pois já havia sofrido um AVC.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.