Publicidade
Notícias | Região AGOSTO LILÁS

Ações educativas em Novo Hamburgo buscam falar sobre combate à violência contra a mulher

Iniciativa, que conta com atividades gratuitas, foi desenvolvida pela Secretaria de Esporte e Lazer e com participação do Programa Melhor Idade (PMI) e da Coordenadoria e Conselho Municipal da Mulher

Por Joceline Silveira
Publicado em: 24.08.2022 às 19:38 Última atualização: 24.08.2022 às 19:44

A Praça do Imigrante amanheceu diferente nesta quarta-feira (24). Um mar de balões na cor lilás, alusivos à campanha Agosto Lilás - mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher -, coloriram o local, no coração de Novo Hamburgo. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Esporte e Lazer, envolveu também o Programa Melhor Idade (PMI) e a Coordenadoria e Conselho Municipal da Mulher (SDS). O objetivo foi provocar reflexão nas pessoas sobre o assunto, além de reforçar a importância da denúncia e ampliar a divulgação dos direitos femininos.


Durante a manhã ocorreram, de forma gratuita, atividades como aulão de ritmos e alongamento, oficina de primeiros socorros com um enfermeiro e emergencista, além da Feira da Economia Solidária e da banca de livros no sistema "pegue e leve”. Entre os participantes das ações, estavam cerca de 60 integrantes dos núcleos municipais para a melhor idade de pilates, cambio e ginástica e ritmos.

“Durante esse mês, estaremos levando a mensagem do empoderamento feminino, mostrando para as mulheres que não estão sozinhas e que devem dar fim na violência vivenciada", destacou a coordenadora do PMI, Raquel Cristina Gonçalves.

A pensionista Vera Regina Gomes, de 66 anos, não perdeu tempo. Moradora do bairro Canudos, ela chegou cedo para aproveitar as aulas e ajudar na divulgação das ações de combate a violência contra a mulher, junto com amiga Eroni Hinkel, 63. “Estamos bem no Centro da cidade para isso, chamar a atenção para que as mulheres denunciem e não ocorram mais casos na nossa cidade”, afirmou Vera. “Além de fazer algo que nos proporciona saúde e bem-estar, queremos mostrar que nenhuma mulher está sozinha”, completou Eroni.

Programa Melhor Idade (PMI)

Atualmente, o programa conta com 25 núcleos que atendem em diversos bairros de Novo Hamburgo, onde, no total, 1.600 alunos são acolhidos. São oferecidas atividades físicas, culturais e de lazer para o público idoso, proporcionando qualidade de vida, bem-estar, manutenção da saúde, autonomia e sociabilidade. O programa tem como público-alvo moradores de Novo Hamburgo acima de 60 anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual