Publicidade
Notícias | Região CULTURA E CIDADANIA

39ª Feira do Livro de Ivoti tem prestação de serviços de forma gratuita

Evento acontece até o dia 31 de agosto, na Praça Neldo Holler

Por Jorge Grimaldi
Publicado em: 27.08.2022 às 18:27 Última atualização: 27.08.2022 às 18:30

O sábado (27) começou com muitas atividades na 39ª Feira do Livro de Ivoti, que voltou a ser 100% presencial após dois anos. Quem passou pela Praça Neldo Holler - Burle Marx pôde participar do 'Momento Cidadania', com prestação de serviços à comunidade, e fazer exames de tipagem sanguínea e de acuidade visual, além de ter uma aula experimental de kangoo jumps e pilates, tudo de forma gratuita. Também foi possível encontrar a biblioteca móvel Abelhuda, pintura de rosto, contação de histórias, e venda de produtos coloniais, artesanato e flores. A feira vai até o dia 31 de agosto.

Momento Cidadania teve exames de tipagem sanguínea e de acuidade visual, na 39ª Feira do Livro de Ivoti
Momento Cidadania teve exames de tipagem sanguínea e de acuidade visual, na 39ª Feira do Livro de Ivoti Foto: Bianca Dilly/Prefeitura de Ivoti


“Cerca de 40 pessoas passaram por aqui. É bem importante saber o tipo sanguíneo. Em caso de acidente ou para doação de sangue, essa informação é muito relevante”, diz Fabiana Wiebke, do laboratório Vidally. Já Juliane Morgenstern, do Mercadão dos Óculos, fala sobre a importância do exame de vista preventivo e da oportunidade que o público tem de fazer essa revisão durante o evento, que serve para ajudar a comunidade. “No dia-a-dia, a saúde vai passando despercebida. Algo que em criança você detecta bem rápido, se ela está com dificuldades de enxergar ou manutenção do óculos, as pessoas podem aproveitar essa feira para fazer tudo isso gratuitamente”, frisa.

O dia continuou com bate-papo com a patrona desta edição do evento, a escritora e ilustradora de livros infantis Kênia Colares. Na parte dançante e musical, a Mostra de Dança Escolar da Rede Municipal de Educação animou o público pela manhã. Os visitantes puderam acompanhar uma sessão coletiva de autógrafos com a presença de Nestor Trein. Nana Bernardes, Silvia Mees, Simone Jahnke, entre outros. Durante a tarde subiu ao palco o grupo de danças alemãs Roda Alegre e a Roda de Memórias. “Temos a oportunidade de ter os autores aqui interagindo com o público que está sedento por leitura. As crianças vão direto pra mesa das histórias infantis, já os adultos estão abertos a novas experiências, e nossos livros falam um pouco da inclusão também”, conta Sandra Hess, editora da Z Multi.

Muitas famílias aproveitaram o dia ensolarado para levar suas crianças para comprar livros e conhecer mais histórias, o que vai ajudar no desenvolvimento, no aumento do vocabulário, e também influenciar no poder de criação e na imaginação delas. “Quanto mais eu conseguir integrar a leitura para o meu filho Samuel, de 5 anos, melhor. Assim ele pode se concentrar nos livros e não nas telas dos celulares. Eu vejo muitas crianças passando mal pelo excesso de telas, então se eu tirá-lo dos aparelhos e colocá-lo no livro, na música, nas brincadeiras, melhor pra ele, e aqui tem muitas opções”, afirma o pediatra Leonardo Lucchetti, de 33 anos.

Família aproveita o sábado para visitar a 39ª Feira do Livro de Ivoti
Família aproveita o sábado para visitar a 39ª Feira do Livro de Ivoti Foto: Jorge Grimaldi/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual