Publicidade
Notícias | Região ÚLTIMO DIA

Palestra de Marcos Piangers encerra Feira do Livro de Estância Velha

Com entrada franca, feira teve início no dia 4 e reuniu adultos e crianças durante todos os dias do evento

Por Júlia Taube
Publicado em: 09.10.2022 às 18:21 Última atualização: 09.10.2022 às 18:28

A 41ª Feira do Livro de Estância Velha chega ao fim neste domingo (9) após uma semana repleta de atividades. Quem encerra o evento nesta noite é o palestrante e escritor Marcos Piangers, que sobe ao palco às 20 horas. O acesso é gratuito. (Veja a programação abaixo).

A feira teve início na última terça e contou com apresentações de dança, shows, peças de teatros, bate-papo com escritores, além de estandes de livros para todas as idades.

A atração desta tarde foi o show musical infantil "Professora Sara do Vale", que reuniu pais e filhos em frente ao palco A da festa literária. Fã da artista, Ana Júlia Hauser, 5, assistia ao show com grande entusiasmo, cantando todas as músicas, sem ficar parada.

A mãe da menina, a terapeuta Bianca dos Anjos, 32, diz que a filha tem Transtorno do Espectro Autista e que, em momento de crise, é a cantora que ajuda a acalmar Ana. "Trazer ela para cá e mostrar essa forma lúdica, de que dá para brincar e que pode ser criança, é muito importante", avalia Bianca. Dançando com a filha, estava o pai de Ana, o cinegrafista Eduardo Hauser, 32. "Tem que participar, Hoje não tem mais espaço para a vergonha", brinca.

Isadora Quevedo Bernardes, 7, repetiu todos as coreografias demonstradas no palco. Ela afirma que já assistia à Sara pela Internet. "Meus pais me contaram e eu fiquei muito feliz", resume a pequena.


Com os olhos atentos, Sophia Conceição Domingues, 4, era pura diversão. Ela diz que gostou muito da apresentação, principalmente de subir ao palco com a artista, que conheceu ali mesmo. Acompanhada da mãe, Natália Domingues, 38, Sophia participou pela segunda vez na feira de Estância Velha.

Acessibilidade na feira

Natália, que é professora e psicopedagoga, relata que levar a filha à feira vai além de mostrar para ela a importância da leitura. "Eu acho que, por ela ser cadeirante, eu acredito que é muito importante que a gente ocupe esses espaços coletivos. A gente mostra principalmente para ela, mas também para a comunidade, o quanto é importante respeitar a diversidade", afirma.

Em comparação à edição do último ano, a professora diz ter notado melhora nas questões de acessibilidade, mas ressalta que ainda há avanços pela frente. "Vai além de colocar uma rampa ou de postar uma foto, é realmente dar acesso para que as pessoas com deficiências possam estar em todos os lugares com autonomia de ir e vir sozinhas", finaliza.

Últimas atrações

Para quem ainda não pôde prestigiar a feira do livro, há programação até as 20 horas deste domingo. Confira:

  • 18h - Bate Papo com o Escritor Pedro Guerra - Palco B
  • 19h - Show Musical - Coral União - Palco A
  • 20h - Palestra com Marcos Piangers - Palco A
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual