Publicidade
Notícias | Região VALE DO CAÍ

17ª Kerbfest de São Vendelino recebe Encontro Regional de Ovinocultura

Com atração internacional para a noite deste sábado, a entrada é gratuita até as 18 horas para quem estiver vestindo trajes típicos alemães

Por Júlia Taube
Publicado em: 15.10.2022 às 16:14 Última atualização: 15.10.2022 às 16:15

O segundo dia da 17ª Kerbfest de São Vendelino iniciou o Encontro Regional de Ovinocultura, que debateu sobre o manejo do rebanho de ovelhas durante. O evento foi realizado na manhã deste sábado (15) e fez parte da programação da festa, que ocorre até o próximo dia 23, na área central da cidade. Para este sábado, a entrada é gratuita até às 18 horas, repleta de gastronomia típica alemã, chope artesanal e muita música.


Em sua primeira edição, o evento técnico de ovinocultura reuniu cerca de 50 participantes de diversas cidades do Estado e teve como palestrantes profissionais da Emater. Conforme a extensionista da Emater de São Vendelino, Márcia Ruff, desde 2013 há um espaço na cidade destinado para o agricultor e, em todas as edições da festa, buscam inovar nas atividades voltadas para este público. A inspiração desta vez veio da cidade vizinha Bom Princípio, que realizou momentos semelhantes durante a 19ª Festa Nacional do Moranguinho.

A ideia de falar sobre ovelhas surgiu com o crescimento da ovinocultura na cidade, além da ascensão da fruticultura e da olericultura. “Esse primeiro evento foi para trazer um conhecimento técnico, nivelar a percepção básica e conversar sobre questões de legalização de abade”, explica Márcia. Para ela, esta troca “vai muito além do que o encontro. O pessoal conversa entre si e gera networking rural”. O médico veterinário e produtor de ovelhas, William Lanius, 30, assegura que a iniciativa foi, de fato, certeira. “É muito interessante ter esse conhecimento para ver que tem particularidade, tem coisas que tem que saber dos animais para saber como agir quando tiver o problema”.

As ovelhas permitem diversos meios de trabalho para o produtor, como explica a estudante de agronomia e produtora de ovinocultura, Jéssica Scholten, 19. Ela relata que a família iniciou o rebanho com apenas 10 animais e sem a intenção de lucro com eles. Hoje, a propriedade da família conta com 100 cabeças de ovelha, gerando renda com a venda do animal vivo e para frigoríficos. "Nós temos parreirais de uva e usamos ovelhas para limpar os parreirais. Muitas pessoas que têm frutíferas usam o animal para isso, já que o pasto serve como fonte de alimentação e ajuda o produtor a não ter manutenção do local. A gente não precisa usar agrotóxicos para matar o inço porque as ovelhas comem”, afirma.

Ovelhas como atração

Em Bom Princípio, o produtor rural, Paulo Ricardo Seibel, 63, cria ovelhas há 20 anos como passa tempo. Ele conta que, há dois anos, decidiu vender a empresa que tinha e dedicar-se somente à vida no campo, com plantações de limão. Participando com olhar atento à palestra, Seibel relata que decidiu criar uma pausada em sua propriedade com o crescimento do turismo rural e que as ovelhas são uma das atrações para os turistas.

Além de encantarem os hóspedes, os animais fazem também a limpeza da grama alta em meio aos limoeiros, assim como na fazendo de Jéssica. “Temos um campo específico só para a ovelha, mas a ovelha como ela precisa pastar muito, a gente coloca elas nas carreiras para elas pastarem naquela área”. Entretanto, a grande diferença é o destino que ganha a lã das tosquias das ovelhas: viram isolamento acústico das cabanas.

São Vendelino em festa

Para este sábado, entre as atividades, estão o baile gauchesco, às 19 horas e apresentação da invernada do CTG Encosta da Serra, às 21h30. O ponto alto da noite fica com a Banda Pérola Negra, que abre o show às 22 horas e, logo após, a festa é garantida com o músico alemão DJ Michael Maus.

Entre as atrações musicais que vão animar os próximos dias estão Musical Encanto, Super Banda Chopão, Banda NaveSom, Banda Eccos, Banda Rosa’s, Os atuais e Brilha Som. Além disso, jogos germânicos e chope em metro também são as opções que o evento oferece.

Após às 18 horas, o ingresso tem valor fixo de R$15 e menores de 12 anos não pagam. A entrada no parque é gratuita para quem estiver vestindo trajes típicos germânicos, de acordo com as regras de vestimenta. Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais da Prefeitura de São Vendelino.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual