Publicidade
Notícias | Região COMUNIDADE

Associação que atende crianças e adolescentes pede ajuda para ampliar assistência

Atualmente, 200 jovens são beneficiados com o atendimento da Asbem; saiba como ajudar

Por Júlia Taube
Publicado em: 19.10.2022 às 18:02 Última atualização: 23.10.2022 às 22:19

A Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem) tem, entre suas principais atividades, a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho por meio de cursos da Lei da Aprendizagem. Entretanto, mesmo com estrutura para realizar 400 atendimentos semanais, atualmente a Asbem opera somente com 35% da sua capacidade, devido à escassez de recursos e à falta de empresas parcerias para ampliação.


Com 46 anos de existência, completados no último dia 7, a entidade tem como compromisso promover ações sociais e oportunizar a integração socioeducativa e formação profissional. A apoiadora pedagógica da Asbem, Daniela Sperb, explica que há duas maneiras de parceria com as empresas para que esse adolescente e jovem consigam o vínculo de jovem aprendiz.

“Nós buscamos editais federais, estaduais e municipais, inscrevemos o projeto com base no Centro de Iniciação Profissional (CIP) e enviamos para avaliação. Depois, se contemplados, iniciamos o processo de inscrição dos jovens. Também temos a situação de patrocínio, em que fazemos uma proposta comercial, a empresa patrocina uma turma e os jovens são preparados, especificamente, para a empresa”, detalha ela

É justamente em sistema de parceria que a instituição quer o apoio da comunidade. A gerente administrativa e financeira da entidade, Lilian Seidl, relata que, das aproximadamente 40 empresas beneficiadas, apenas uma faz o patrocínio de turma. “A gente personaliza uma turma. Contratamos uma educadora, ela vai em cada setor da empresa averiguar o que está faltando e personalizar a turma para a empresa. O legal é que mais de uma empresa pode proporcionar uma turma. Elas podem se unir e montar uma turma”, diz. Ela informa ainda que o curso tem duração de 10 meses e o investimento para a criação de uma classe para 30 pessoas custa, em média, R$ 7 mil mensais.

A presidente da Asbem, Deyse Engel Brandt, relembra que, além da comunidade empresarial, pessoas físicas também podem ajudar na arrecadação de recursos “pelo seu imposto de renda e pela nota fiscal gaúcha, escolhendo a nossa entidade para ser contemplada". Ela relata que, hoje a organização conta com 200 jovens beneficiados, os quais recebem meio salário mínimo e vale transporte, entretanto esse número pode aumentar, “precisamos do primeiro passo que é o recurso”.

Espírito empreendedor

Para inspirar ideias empreendedoras, a Asbem promove, na próxima sexta-feira (21), a 17°  Feirarte. Das 9 horas às 11 horas e das 14 horas às 16 horas, os alunos da entidade estarão no Salão Social da Asbem (Rua Guarujá, 171, bairro Pátria Nova) expondo produtos desenvolvidos por eles próprios. A atividade é realizada em comemoração do aniversário da entidade.

De acordo com Daniela, os jovens montam ideias de negócios e aplicam elas para expor na feira. “Esse é um marco de significação e de representações. É quando os jovens externam todo o seu conhecimento, potencial e tudo o que eles vem envolvendo durante o curso”. Ela explica que o objetivo é dar protagonismo e incentivar o descobrimento do mercado de trabalho, seja efetivado pela empresa ou empreendedor.

Como ser uma empresa parceria

As empresas interessadas em patrocinar turmas, podem entrar em contato diretamente com a Asbem pelo telefone (51) 3593-1978 ou então, pelo e-mail: financeiro@asbem.org.br

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual