Publicidade
Notícias | Região SAÚDE

Estância Velha zera filas de espera para procedimentos de mamografia e vasectomia

Depois de um ano e meio fechado, o bloco cirúrgico do Hospital Municipal Getúlio Vargas voltou a realizar procedimentos no fim de maio

Por Júlia Taube
Publicado em: 25.10.2022 às 14:32 Última atualização: 25.10.2022 às 14:34

A espera por procedimentos de mamografia e vasectomia já não é mais um problema em Estância Velha. O município conseguiu zerar as filas encaminhando todas as requisições de quem aguardava pelo exame e a cirurgia para atendimento no Hospital Municipal Getúlio Vargas.


Após um ano e meio com o bloco cirúrgico fechado, o HMGV retomou os atendimentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no fim do mês de maio e, desde então, vem realizando cirurgias de média complexidade, como vesícula, hérnia, além de pequenos procedimentos urológicos e ginecológicos. A ala cirúrgica foi reaberta depois de passar por adequações, feitas com investimento municipal de cerca de R$15 mil para compra e manutenção de equipamentos, reparos e pintura do espaço.

O anúncio da quitação das duas filas foi feito pela prefeitura no último dia 13. De acordo com a secretária de Saúde do município, Cláudia Pires, Estância Velha tinha cerca de 180 mamografias e 80 vasectomias aguardando na fila para realização.

Ela explica que a realização de cirurgias é feita conforme demanda encaminhada pela Secretaria de Saúde e a priorização pela mamografia foi uma escolha adotada por conta da alta demanda e importância, já que é o método capaz de identificar precocemente o câncer de mama. “No caso da vasectomia é porque temos no quadro o urologista, o que agiliza muito a realização do procedimento. Além disso, a maioria das vasectomias foram feitas via Estado, no município de Portão. Nosso objetivo é tentar realizar os pequenos procedimentos o mais breve possível”, relata Cláudia.

Mutirão para cirurgia de catarata

A secretária de saúde afirma que até dezembro estarão realizando um mutirão para cirurgias de catarata, com a realização do procedimento fora do município. “Também está planejado para o início de 2023 um mutirão para realização de cirurgia de varizes, este no Bloco Cirúrgico do HMGV”, garante Cláudia.

O hospital trabalha com atendimento 100% SUS e é dedicado aos moradores de Estância Velha. O serviço só é prestado para outras cidades quando se trata de emergências.

Natalidade em Estância

As mulheres grávidas e que residem em Estância Velha precisam deslocar-se para outros municípios para a realização do parto. De acordo com Cláudia, a decisão para retomada do serviço no HMGV é decisão do Estado, mas que há um projeto em andamento para construção de um anexo do hospital “ que nos daria condições de pleitear a volta dos partos”.

A secretária de Saúde relembra que “a nossa referência para os partos dos estancienses é o Hospital Centenário, em São Leopoldo, mas todo o pré-natal é realizado na nossa rede de atenção básica”.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual