Publicidade
Notícias | Região QUALIFICAÇÃO

Curso gratuito de construção civil para mulheres está com inscrições abertas na região

Para participar, é preciso ter idade entre 18 a 40 anos e morar em Ivoti, Novo Hamburgo, Estância Velha ou Lindolfo Collor

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 03.11.2022 às 03:00

Aos 39 anos, Quenia Santos decidiu dar uma guinada profissional. Na época, ela trabalhava como secretária. Havia perdido a mãe e sentia necessidade de mudanças. "Estava descontente com tudo e precisava de uma renovação para me sentir viva. Vi em uma reportagem a Bia - Bia Kern, fundadora da ONG Mulher em Construção -, oferecendo o curso de pintura para 25 mulheres e me inscrevi."

Quenia aprendeu e agora ensina profissão a outras mulheres
Quenia aprendeu e agora ensina profissão a outras mulheres Foto: Paulo Pires/GES


Em 2006, Quenia esteve entre as primeiras mulheres a passarem pelos cursos da ONG Mulher em Construção, que prepara mulheres para trabalharem na construção civil. Antes de concluir o curso, já estava trabalhando na área. Depois, fez outro treinamento oferecido pela ONG, de pedreira. Hoje com 55 anos, atua na construção civil como autônoma e é instrutora em cursos oferecidos pela ONG.

"Eu queria transformar a minha vida, e realmente transformei. Trabalho no que gosto, amo o que faço e dou oportunidade a outras pessoas poderem trabalhar e sustentar suas famílias. Geralmente são pessoas com mais idade, com pouca formação ou sofrem preconceito de raça, cor, sexo. Hoje, consigo ter meu dinheirinho e ajudar mais duas ou três famílias a se sustentarem", afirma.

Construção modular

Assim como Quenia, outras 10 mulheres terão a oportunidade de qualificação profissional na área. A partir de 7 de novembro, um curso gratuito, em Ivoti, vai ensinar a tecnologia da construção modular que utiliza blocos padronizados e pré-moldados transportados um a um e encaixados na obra. A iniciativa é da ONG Mulher em Construção, mas o curso é oferecido em parceria com a Visia - Construção Modular, de Ivoti.

O método é utilizado em várias partes do mundo, por oferecer mais rapidez na execução. De acordo com a ONG, o processo chega a ficar 30% mais rápido que uma construção de alvenaria convencional.

Elas aprenderão como preparar o terreno, conhecer projetos e construir casas, edifícios, prédios comerciais, escolas, se valendo da metodologia modular. Aprenderão também sobre aplicação de cerâmica, elétrica, hidráulica, alvenaria e drywall. O curso tem 85% de aulas práticas.

Além das aulas gratuitas, as alunas vão ganhar transporte e almoço. Depois, conforme o desempenho, algumas poderão ser contratadas imediatamente.

Coisa de mulher

A Mulher em Construção existe desde 2006. Fundadora da organização, Bia Kern conta que a ideia surgiu da insatisfação com a situação das mulheres no mercado de trabalho. "Via as mulheres trabalhando e não tendo dinheiro", resume.

A casa em que vive precisava de reparos e ela mesma, junto da mãe, decidiu fazer as reformas por conta própria.

"Entendi que a gente mesmo pode fazer as coisas da forma que a gente quer e não esperar por alguém. Quem disse que tem coisa de homem e coisa de mulher? Queremos mostrar que cada um tem seu papel a partir do conhecimento, da formação e do processo de vida. Queremos transformar as pessoas cidadãs, que elas não precisem ficar dependendo dos outros", afirma.

Saiba como se inscrever

São dez vagas ao todo. As inscrições e o curso são gratuitos e não é necessária experiência. Para participar, é preciso ter idade entre 18 a 40 anos e morar em Ivoti, Novo Hamburgo, Estância Velha ou Lindolfo Collor.

As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h40, com início em 7 de novembro.

A duração é de 28 dias úteis. As vagas são limitadas. As atividades serão na sede da Visia Construção Modular (Rua do Grotão, 365 - Ivoti).

Interessadas devem ligar para (51) 9548-6137 e falar com Fátima, monitora da ONG Mulher em Construção.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual