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Notícias | Região RODOVIA DO PROGRESSO

Estudo para a construção da RS-010 será apresentado pelo Daer até dezembro

É previsto que a estrada passe por Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga

Por Débora Ertel
Publicado em: 07.11.2022 às 15:25 Última atualização: 07.11.2022 às 15:26

O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da RS-010 deve ser apresentado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) até 15 de dezembro. Conforme o órgão, nesta data termina o contrato da STE, empresa contratada em maio de 2021 para fazer o levantamento.

Rodovia do Progresso

De acordo com o Daer, neste momento, o material entregue pela consultora encontra-se em "adiantado estágio de análise", com os estudos geométricos, ambientais e econômicos praticamente concluídos.


A STE apresentou quatro propostas de construção para a Rodovia do Progresso no ano passado aos municípios que serão impactados pelo investimento. As prefeituras, após conhecerem as alternativas, apresentaram dúvidas e sugestões, que foram coletadas pelos técnicos do Daer e depois encaminhadas à empresa.

Somente com o estudo o governo do Estado saberá quanto vai custar a construção da estada. A RS-010 prevê passagem por Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga. Além disso, Dois Irmãos e Esteio sofrerão impactos diretos com a obra por serem cidades muito próximas à futura rodovia. A extensão estimada da via é de 42 quilômetros.

Para lembrar

Das quatro alternativas apresentadas em 2021, a primeira leva em conta a proposta original, apresentada em 2002 pelo Daer e a empresa Etel. Essa opção é apontada atualmente como inviável porque a área está ocupada.

A segunda proposta atende sugestão do próprio Daer e divide a rodovia em dois segmentos: A, de Porto Alegre até Gravataí (RS-118), e B, de Gravataí a Sapiranga. Nestas duas sugestões a RS-010 teria 41,7 quilômetros de extensão. As outras duas opções, são trajetos da RS-118 até a RS-239, com 33,4 quilômetros e 31,6 quilômetros, respectivamente.

A prefeitura de Sapiranga foi um dos municípios que se manifestou, apresentando uma quinta alternativa, com sugestão de cruzar a zona sul da cidade até o limite com Araricá.

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