Publicidade
Notícias | Região PRESERVAÇÃO CULTURAL

Livro que resgata a história do calçado no mundo é lançado em Novo Hamburgo

Obra tem autoria de Camila Brum, Cleber Prodanov e Ida Helena Thön e destaca o acervo do Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale

Por Carla Fogaça
Publicado em: 29.11.2022 às 21:00 Última atualização: 30.11.2022 às 11:14

Foi lançado na noite desta terça-feira (29), em Novo Hamburgo, o livro Aos Seus Pés - Percorrendo a História do Calçado, no Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale. A obra, de autoria de Cleber Prodanov, Camila Brum e Ida Helena Thön, destaca o acervo do museu focando desde a trajetória do sapato até a compreensão como item de fetiche.

Prodanov, Ida e Camila no lançamento do livro na noite desta terça (29)
Prodanov, Ida e Camila no lançamento do livro na noite desta terça (29) Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL


Na ocasião, também foi inaugurado o novo site do museu, que mostra as imagens em 360 graus dos calçados que ilustram a obra. A ideia é levar o visitante a conhecer o museu e sua história, seja através da linha do tempo, do acervo ou das exposições, criando uma extensão do físico para o online.
Repleto de imagens, cores e formas, o livro traz a contextualização histórica e evolutiva do calçado, a definição de diversos modelos e suas características e, ainda, a análise do produto como um item de sedução.

O livro está disponível em cópias física e digital, podendo ser acessado no site do museu, onde também há um formato acessível a pessoas com deficiência visual. Elas poderão escutar o conteúdo e as descrições das imagens, podendo selecionar determinado capítulo ou ouvir do início ao fim. A obra será disponibilizada, em ambos os formatos, para as escolas e instituições profissionalizantes do calçado.

Com a palavra, os autores

Prodanov destaca que, entre idas e vindas, foram 15 anos para a publicação do livro. "Pesquisamos muito. Como temos um acervo muito grande, com 20 mil peças, buscar aquele sapato icônico para fechar um capítulo nem sempre foi fácil", admite Ida. "Tivemos dificuldades próprias da publicação de um livro, como busca por patrocínio", contextualiza Prodanov. Ele destaca que a obra preserva parte da memória do setor calçadista da região e valoriza o acervo do museu. "É uma alegria imensa participar deste momento. Com certeza é o maior projeto profissional que presenciei", atesta Camila.

Saiba mais

Dividido em quatro partes, o livro está organizado para guiar o leitor através da apresentação de sapatos icônicos do Museu Nacional do Calçado. A primeira parte contextualiza a história do calçado, desde o seu surgimento até o final do período Vitoriano, mostrando importantes evoluções tecnológicas e culturais inerentes aos calçados, bem como sua função social.

A segunda parte aborda o período Moderno, caracterizado através da moda e do design. Essa seção é ilustrada por um acervo que marca cada década do século 20, bem como fatos sociais, políticos e culturais que se traduzem em diferentes calçados.

Na terceira, estão os principais modelos existentes de sapatos. A quarta apresenta exemplares exóticos, capazes de despertar diferentes emoções relacionadas ao fetiche.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual