Publicidade
Notícias | Região ALAGAMENTOS

Cidades do Vale do Sinos registram alto volume de chuva neste domingo

Além dos moradores de Novo Hamburgo, população de Campo Bom, São Leopoldo e Sapiranga também sofreu com alagamentos

Por Nadine Funck e Eduardo Amaral
Publicado em: 04.12.2022 às 19:01 Última atualização: 04.12.2022 às 20:22

As chuvas deste domingo (4) alagaram casas e estabelecimentos no Vale do Sinos. Assim como Novo Hamburgo, Campo Bom, São Leopoldo e Sapiranga tiveram registros de água tomando conta das ruas.

De acordo com a Defesa Civil de Campo Bom, a cidade teve vários pontos alagados, muros caídos e relatos destelhamentos. Às 18h30 deste domingo, a equipe estava na rua para auxiliar a população. Ainda não se sabe se há desabrigados.

Segundo Nilson Pedro Wolff, responsável pela Estação Meteorológica de Campo Bom, o Arroio Schmidt transbordou em alguns pontos, após receber o maior volume de chuva do ano, com acumulado de 86.2 mm entre às 14 e 16 horas. Ainda conforme Wolff, somando a chuva de sábado (3), que teve 19.4 mm, o acumulado de dezembro em dois dias soma 105.6 mm. A quantidade corresponde a 86,2% do total esperado para o mês todo. Confira vídeo:

Em São Leopoldo, moradores registraram alagamentos nas ruas Erna Maria Weber e Luis Augusto Albrecht, ambas no bairro Feitoria. 

Em Sapiranga, a água do Rio dos Sinos subiu e invadiu casas em quatro bairros: Oeste, São Luiz, Vila Irma e Voo Livre. Apesar disso, de acordo com a prefeitura, ninguém ficou desabrigado já que a água baixou após o fim da chuva.

Situação dos bueiros impediram passagem de água em Sapiranga
Situação dos bueiros impediram passagem de água em Sapiranga Foto: Divulgação/Defesa Civil


De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Sírio Baum, o problema mais grave era o acúmulo de lixo nas ruas alagadas. Baum se mostrou surpreso com os alagamentos. "Situação bem atípica, estamos analisando cada uma das situações", afirmou.

Conforme Baum, os problemas causados pelos alagamentos serão resolvidos ao longo da semana. "Vamos levar amanhã [segunda-feira] o secretário de Obras nos pontos mais extremos. Teve lugares com mais de um metro de água dentro das casas." Além dos bueiros entupidos e o lixo nas ruas, houve também quebra de encanamento em algumas ruas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual