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Notícias | Região RODOVIA DO PROGRESSO

Estudo aponta que construção da RS-010 é viável

Estrada é planejada para ligar Porto Alegre ao Vale do Sinos a leste da BR-116; será uma ligação importante entre 11 municípios da região

Por Redação
Publicado em: 28.12.2022 às 03:00 Última atualização: 28.12.2022 às 09:53

O governo estadual informou no final da tarde de terça-feira (27), que estudo apontou a viabilidade técnica e econômica da construção da RS-010, a Rodovia do Progresso. Trata-se de uma estrada planejada para ligar Porto Alegre ao Vale do Sinos a leste da BR-116.

RS 010 traçados

"O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, informa que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a implantação e pavimentação da RS-010 foi concluído. A análise apontou a viabilidade da construção da estrada", detalha o comunicado.


A nota estadual acrescenta: "Trata-se de um anel viário para a região metropolitana e uma ligação importante entre os 11 municípios da região, além de servir como alternativa para o desvio do tráfego da BR-116.

Após a finalização dessa importante fase necessária para a realização da obra, o documento foi entregue ao governo do Estado. De posse do material, o governo deverá avaliar a contratação do projeto executivo e obter subsídios para abrir as discussões sobre o melhor modelo que poderá seguir para viabilizar a execução da obra."

Entenda

Em maio de 2021 foi contratada a empresa STE para realizar o EVTEA. No ano passado a empresa havia apresentado quatro propostas de construção para a RS-010. Técnicos do Daer receberam apontamentos e sugestões dos municípios no trajeto e encaminharam para a elaboração do estudo.

Foram analisados quatro traçados para a estrada. O primeiro leva em conta a proposta original, apresentada em 2002 pelo Daer e a empresa Etel. Essa opção foi descrita, no ano passado, como inviável porque a área agora se encontra ocupada.

A segunda proposta atende sugestão do Daer, dividindo a rodovia em dois segmentos, um deles de Porto Alegre até Gravataí (RS-118), outro de Gravataí a Sapiranga. Nestas duas sugestões a RS-010 teria 41,7 quilômetros de extensão. Outras duas opções são trajetos da RS-118 até a RS-239, com 33,4 quilômetros e 31,6 quilômetros, respectivamente.

Quando foi originalmente proposta, em 2002, a chamada Rodovia do Progresso, RS-010, fazia parte da proposta de um anel viário metropolitano, duas alternativas à BR-116, uma a leste, outra a oeste. À oeste foi construída a BR-448, a Rodovia do Parque. Atualmente, existem estudos para ampliar a BR-448 até a RS-240, ajudando a desafogar o trânsito da BR-116.

Colaborou: Débora Ertel

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