Publicidade
Notícias | Região SEGURANÇA

Escolas de São Leopoldo terão botão de pânico para reforçar a segurança

Prefeitura pretende instalar em 30 dias o Alerta GCM; audiências públicas que ocorrem hoje e dia 17 devem abordar o tema

Publicado em: 12.04.2023 às 06:49 Última atualização: 12.04.2023 às 12:39

Dois casos recentes em que uma escola e uma creche foram alvos de ataques em São Paulo e Blumenau (SC), entre o fim de março e começo de abril, e que vitimaram uma professora e quatro crianças, reacenderam o alerta para a necessidade de reforço na segurança das instituições de ensino no País. A preocupação chegou à região, sobretudo depois que mensagens com supostas ameaças a estudantes de Portão, Sapucaia do Sul e São Leopoldo começaram a ser compartilhadas nas redes sociais.

Guarda Civil Municipal faz rondas nas escolas municipais de São Leopoldo
Guarda Civil Municipal faz rondas nas escolas municipais de São Leopoldo Foto: Divulgação
Prefeituras e forças de segurança se mobilizaram e agiram rápido para desmentir notícias falsas e buscar soluções para aumentar a proteção da comunidade escolar. Em São Leopoldo, medidas foram discutidas e apresentadas em reunião entre a Brigada Militar, a Guarda Civil Municipal (GCM) e as secretarias municipais de Educação (Smed) e de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp) nesta semana.

Dentre elas, está a instalação de um botão de pânico em todas as 50 escolas da rede municipal. De acordo com a titular da Semusp, Giselda Matheus, um levantamento já está sendo feito pela GCM e a ideia é implementar o sistema dentro de 30 dias.

"Todas as nossas escolas já têm alarme. A instalação do botão de pânico representa baixo investimento para o qual usaremos recursos próprios. O projeto, que levará o nome de Alerta GCM, contará com um protocolo, onde será especificado às escolas em quais situações o botão deverá ser acionado. O alerta soará na sala de operações da Guarda", explica a secretária.

Audiências públicas

O projeto do botão de pânico e outras iniciativas serão debatidas em audiências públicas nos próximos dias. Uma delas, proposta pela vereadora Iara Cardoso, ocorre nesta quarta-feira (12), às 19 horas, na Câmara de Vereadores.

Outra audiência marcada para a próxima segunda-feira (17), no auditório do Ministério Público, terá dois momentos: a partir das 14 horas com membros de escolas de educação infantil e, às 16 horas, com os de escolas de ensino fundamental. Além disso, deverá contar com representantes de diferentes forças de segurança, da Prefeitura e das equipes diretivas de todas as escolas da cidade.

"Estes debates são importantes e necessários já que através deles alcançamos um grande número de pessoas para debatermos o que está acontecendo e sendo feito", pontua.

Cercamento eletrônico nas áreas escolares em licitação

Outro projeto apresentado no encontro, e que está em processo de licitação, é a implantação do cercamento eletrônico em todas as áreas escolares. Ele deverá ser integrado ao Centro de Comando e Monitoramento da GCM. Além disso, na reunião desta semana, foram anunciadas medidas já em andamento, como a ampliação das rondas escolares feitas pela Guarda e pela BM.

Comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Alexsandro do Nascimento Goi, comenta que a Patrulha Escolar da BM está inserida no que a corporação entende como patrulhamento comunitário e é, segundo ele, uma atividade “tradicional e muito sedimentada” na cidade.

“O patrulhamento comunitário consiste em cinco frações: além da Patrulha Escolar, duas bases móveis comunitárias, no Centro, na Rua Independência e outra, que faz trabalho itinerante nos bairros periféricos e de maior vulnerabilidade social, o Proerd e a Patrulha Maria da Penha. O policiamento comunitário é uma das pilastras da BM no que tange a prevenção. Estamos há três semanas enfatizando ainda mais o trabalho junto às escolas, quer seja na frente das instituições de ensino nos horários mais diversos através de policiamento nas entradas e saídas dos alunos, quer seja fazendo visitas aos professores, conversando com alunos, pais, funcionários”, completa o coronel".

Sem incidentes na região, segundo a Brigada Militar

O comandante do 25.º BPM destaca que, apesar das mensagens com supostas ameaças que circularam pelas redes sociais, não houve incidentes na região. “São Leopoldo, Capela e Portão estão em situação de absoluta normalidade. Estamos trabalhando de forma vinculada com a inteligência policial que faz o acompanhamento de sites, redes sociais e postagens de ordem geral que dão conta de ações e atividades que geram apenas um mal-estar e receio por parte da comunidade escolar. Nós temos trabalhado preventivamente e muito forte para que estes grupos não permaneçam públicos e para que sejam eliminados".

“O 25º BPM está atento a tudo, efetuando ações de prevenção, para que possamos ofertar para pais, professores e alunos segurança tanto no deslocamento entre a casa e a escola e na sua estadia durante as aulas. Que as pessoas fiquem tranquilas, que prossigam as aulas normalmente, não há necessidade de alteração nenhuma de rotina”, frisa Goi.

Videomonitoramento e patrulha em Portão

O projeto de instalação de um botão de pânico nas escolas deverá ser estudado também em Portão. A ideia surgiu nesta semana, em uma reunião entre a prefeitura, vereadores, órgãos de segurança e direção das escolas. No encontro, foram destacadas ações que já estão em andamento na cidade como o sistema de videomonitoramento, que abrange todas as escolas municipais, o patrulhamento ostensivo do perímetro escolar, que já é realizado de forma constante pela Patrulha Escolar, e o processo de contratação da ampliação do número de profissionais para atuar na segurança escolar nas instituições da rede que ainda não possuem esse serviço.

Também em Portão, nesta semana, agentes da Delegacia de Polícia da cidade desencadearam uma operação visando instituir ações preventivas e repressivas contra crimes e atos infracionais nos estabelecimentos de ensino do município. Foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente que, segundo a polícia, ostentava nas redes sociais, fotos portando instrumentos semelhantes a armas de fogo e entorpecentes.

O adolescente não foi encontrado no local. Na casa, foi apreendida porção de maconha e instrumentos para preparo e uso do entorpecente. Além disso, de acordo com o delegado Marcos Mesquita Moreira, os agentes realizaram visitas em escolas para estabelecer relação de proximidade com as equipes diretivas. “Estamos intensificando novas ações para coibir crimes e atos infracionais cometidos contra crianças e adolescentes do município”, destaca Mesquita.

Câmeras e porteiros

Em Esteio, desde 2021 há a Guarda Escolar, patrulha exclusiva nas instituições de ensino. Além disso, o programa municipal Dinheiro Direto na Escola possibilitou às instituições, conforme deliberação da equipe diretiva e do Conselho Escolar, investir em câmeras de segurança.

“Também estamos reforçando, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, as orientações, fluxos e procedimentos relativos à segurança nas escolas municipais”, reforça o prefeito Leonardo Pascoal.

Em Sapucaia do Sul, além do reforço no policiamento nas escolas por meio de rondas da Guarda Municipal e da Brigada, a prefeitura anunciou, na semana passada, que iniciou o processo para contratação de porteiros para toda a rede municipal de ensino.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual