Publicidade
Notícias | Região VALE DO SINOS

ONCOLOGIA E TURISMO RURAL: Veja algumas das demandas recebidas por Leite durante evento em Novo Hamburgo

Empresários, entidades e autoridades estiveram presentes no encontro e pediram ao governador que desse atenção a algumas questões da região

Publicado em: 01.06.2023 às 19:10 Última atualização: 01.06.2023 às 19:28

O governador Eduardo Leite foi palestrante em reunião-almoço com empresários, entidades e autoridades nesta quinta-feira (1º) em Novo Hamburgo. No encontro, o gestor gaúcho apresentou um panorama dos primeiros quatro anos no cargo e o andamento dos trabalhos no segundo mandato.

“Não foi fácil fazer o que fizemos, tivemos que tomar atitudes severas para reduzir gastos e equilibrar o orçamento, mas foi necessário. Reorganizamos a casa e recuperamos a capacidade de fazer o que a sociedade espera de nós”, disse.

Retorno da oncologia para Novo Hamburgo e investimentos no turismo rural foram algumas das demandas recebida por Leite durante encontro com empresários
Retorno da oncologia para Novo Hamburgo e investimentos no turismo rural foram algumas das demandas recebida por Leite durante encontro com empresários Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Durante o evento, promovido pelo Sindilojas-NH e realizado no auditório do Swan Hotel, ele ouviu as demandas da região. Entre os pedidos, estava uma carta da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, Regina Dau, chamando atenção para os serviços de atendimento ao câncer e solicitando o retorno da referência oncológica SUS à Novo Hamburgo.

“As poucas condições do Hospital de Taquara, parecem evidentes, à medida que, as últimas notícias veiculadas nos meios de comunicação, sinalizam que vem surgindo a necessidade de outro hospital que assuma a oncologia SUS”, diz trecho de documento entregue ao governador. Leite reforçou o discurso em Ivoti no último mês, reafirmando o interesse do Estado no retorno da especialidade para Novo Hamburgo.

 

Outra demanda apresentada à Leite foi um conjunto de reivindicações apresentado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV/DI). O presidente da ACI, Diogo Leuck, e o diretor da entidade, Leandro Villela Cezimbra, entregaram ao governador um documento onde constavam medidas solicitadas nas áreas de educação, saúde, negócios, infraestrutura e segurança pública.

“Um dos pedidos é para que o governo estadual foque esforços na formação inicial e continuada de professores e aumente os investimentos em infraestrutura e inovação nas escolas estaduais, bem como apoie o Projeto Amplia Liberato, que visa aumentar a quantidade de vagas junto à Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, instituição que forma técnicos para a indústria”, adiantou Leuck.

Parte dos empresários presentes também pediu ao governador que sejam projetados investimentos no setor do turismo rural, que expandiu na região no pós-pandemia. “O turismo sempre foi tratado como prioridade pela nossa gestão. Tanto que início de 2022 lançamos o programa Avançar no Turismo, com aporte de R$ 131 milhões em recursos do Estado para investimentos nesse segmento e este ano terá nova rodada de investimento. Precisamos trazer gente para o Estado que elas venham nos visitar e queiram viver aqui. Mas entendemos que isso passa por investimentos em infraestrutura – estradas-, segurança pública e principalmente, capacitação de mão de obra”, pontuou.

Durante sua fala, Leite foi presenteado com uma caixa com produtor produzidos em Lombra Grande e convidado por um grupo de empreendedores para conhecer a rota turística Caminhos de Lomba Grande. Ao todo, 13 estabelecimentos fazem parte do roteiro oficial. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual