Publicidade
Notícias | Região SAÚDE

Hospital Centenário realiza procedimento de captação de órgãos

Rins, fígado, córneas e o pulmão captados de paciente falecido no HC foram transportados com escolta da Polícia Rodoviária Federal a Porto Alegre

Publicado em: 02.06.2023 às 10:00 Última atualização: 02.06.2023 às 10:02

Na quinta-feira (1º) equipes da Santa Casa e do Hospital de Clínicas realizaram a captação de órgãos de um paciente falecido no Hospital Centenário, em São Leopoldo. O trabalho contou com o apoio do bloco cirúrgico da casa de saúde leopoldense. Após confirmada a morte encefálica do paciente, e com autorização da família, foram captados os seus rins, fígado, córneas e o pulmão. Os órgãos foram transportados até Porto Alegre com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O presidente da Fundação Hospital, Nestor Schwertner, lembra que a autorização da família é essencial para que a doação de órgãos possa ocorrer. “O gesto da família, mesmo diante da dor da perda, vai permitir que vidas sejam salvas. Portanto, é fundamental que sigamos com ações que levem cada vez mais informação e conhecimento sobre a importância da doação de órgãos”.

Nestor destaca, ainda, a atuação da equipe do hospital. “Ficamos muito agradecidos pelo empenho dos nossos colegas que tem tornado possível esse nobre trabalho.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual