Publicidade
Notícias | Região

Igrejas da região têm programação especial de Corpus Christi nesta quinta-feira

Confecção de tapetes de serragem, missas e ações solidárias marcarão a celebração da Eucaristia

Publicado em: 08.06.2023 às 07:23 Última atualização: 08.06.2023 às 07:23

Comemorado 60 dias após a Páscoa, o dia de Corpus Christi é uma das datas mais importantes do calendário católico. A expressão, originária do latim, significa Corpo de Cristo, e a celebração é uma forma de homenagem à Eucaristia, sacramento do catolicismo. Tradicionalmente, a data, sempre em uma quinta-feira, é de missas e procissões e, em algumas comunidades, também de confecção de tapetes de serragem.

Padre Jacó Kunrath na expectativa pela primeira montagem de tapetes na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Scharlau
Padre Jacó Kunrath na expectativa pela primeira montagem de tapetes na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Scharlau Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Em São Leopoldo, a tradição, que há anos coloria a Rua Primeiro de Março e que atraía milhares de fiéis na procissão do Santuário do Sagrado Coração de Jesus até a Igreja Matriz, foi modificada desde 2020, com a pandemia. Para evitar aglomerações, programações enxutas e realizadas de forma individual substituíram a que era organizada em conjunto entre 10 paróquias da cidade.

Neste ano, o modelo preconizado no auge da pandemia continuará sendo seguido, com cada igreja realizando suas atividades apenas com sua comunidade. Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, a Matriz, no Centro haverá missa às 10 horas, celebrada pelo padre Cláudio Vicente Immig. O pároco, padre Francisco Chagas, não celebrará a missa pois se recupera de uma cirurgia.

Diferentemente do ano passado, neste na Matriz não haverá a confecção dos tapetes de serragem no entorno da Praça Tiradentes. Haverá, no entanto, um tapete solidário, montado dentro da igreja com alimentos não perecíveis e cobertores que serão destinados a famílias cadastradas na Cáritas.

Tapetes de serragem

Na cidade, em pelo menos três paróquias haverá a montagem dos tapetes de serragem. Na Santa Catarina de Alexandria, no bairro Rio Branco, a montagem terá início às 7 horas, seguida de missa às 9h30. Na paróquia São Jorge, no bairro Campina, a confecção dos tapetes ocorrerá a partir das 13h30. A celebração eucarística está marcada para às 19h30.

No bairro Scharlau, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida começará a montagem dos tapetes às 9 horas. Já a missa no local está marcada para ocorrer às 15 horas. Conforme o pároco, o padre Jacó André Kunrath esta será a primeira vez que a tradição dos tapetes de serragem ganhará a Rua Cairú, ao lado da igreja.

“Como neste ano novamente cada paróquia terá sua própria programação, resolvemos nos organizar e montarmos nossos tapetes. Cada comunidade e cada pastoral montará o seu. Realizamos uma campanha e os fiéis ajudaram com R$5 para a compra das serragens”, comenta o padre Jacó. Segundo ele, serão montados 22 tapetes, cada um deles com dois metros de comprimento por 1,2 metro de altura. “É uma grande manifestação pública de fé e amor na presença real de Jesus na Eucaristia”, comenta o pároco.

Missas no Santuário

No Santuário do Sagrado Coração de Jesus, onde está o túmulo do Padre Reus, haverá missas às 8h, 9h30, 11h, 15h e 16h30, esta última com transmissão ao vivo pela página do santuário no facebook @padrereussantuariooficial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual