Publicidade
Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Obras de duplicação da ponte sobre o Sinos avançam para etapa de contenção

Equipes trabalham na execução de muro no vão entre as estruturas

Publicado em: 09.06.2023 às 03:00 Última atualização: 09.06.2023 às 10:28

As equipes que atuam na obra de duplicação das pontes do Rio dos Sinos, na BR-116, em São Leopoldo, já estão em nova etapa de trabalho. Há alguns dias, elas vêm fazendo o muro de contenção junto ao vão entre as estruturas que ficam sobre o Rio do Sinos e a várzea do rio.

Os serviços no local foram retomados no fim de abril, de acordo com o cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Obras da ponte do Sinos, na execução do muro de contenção
Obras da ponte do Sinos, na execução do muro de contenção Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Uma das etapas que estava prevista para começar no fim de abril, segundo a autarquia, porém, ainda não teve início, é a da implantação da terceira faixa, que deve ser feita depois do atual serviço que vem sendo realizado.

Cronograma

O Dnit informou que, com relação às obras de duplicação no local, atualmente, as quatro novas pontes estão concluídas, sendo executadas agora a conclusão de um muro de contenção, em ambos os sentidos da rodovia. Na quinta-feira (8), mesmo sendo feriado de Corpus Christi, era possível ver trabalhadores na execução dos serviços no ponto, no sentido interior-capital.

"Após, dentro do cronograma de execução da obra, o departamento pretende concluir o serviço de terraplenagem junto às novas pontes e fazer a remoção do canteiro central (da ponte da várzea do Rio dos Sinos até o posto da Polícia Rodoviária Federal), executando a pavimentação, o que vai aumentar de duas para três faixas de rolamento por sentido nesse trecho", explicou a assessoria de comunicação da autarquia, em nota.

"A previsão é de que até o final de 2023 seja concluído o segmento entre as pontes do Sinos até o bairro Scharlau (entroncamento com a RS-240)", complementou.

As obras de duplicação das pontes sobre o Rio dos Sinos e várzea do rio começaram no dia 14 de março de 2021.

Obras seguem em andamento no complexo da Scharlau

O Dnit esclareceu também que as obras de construção dos viadutos do bairro Scharlau – junto ao acesso da BR-116 para a RS-240 – estão em andamento, sendo que o viaduto com a RS-240 está com cerca de 37% dos serviços concluídos. Já a obra do viaduto lateral à BR-116 possui conclusão de, aproximadamente, 30%.

“No local estão em andamento os serviços de terraplenagem das ruas laterais da Scharlau, em ambos os sentidos, e a colocação da base de brita graduada (etapa anterior à pavimentação)”, explicou a autarquia. O departamento lembrou ainda que, em 2023, tem disponível um orçamento de R$ 174 milhões para as obras do lote 1 das melhorias operacionais e de segurança viária da BR-116 no trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.

“Com esse recurso, a autarquia pretende concluir as obras do complexo do Rio dos Sinos até a Scharlau, em São Leopoldo, e iniciar as obras em Esteio”, adiantou na nota. “Há previsão de início das obras de fundação de dois viadutos em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na segunda quinzena de junho”, concluiu.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual