Publicidade
Notícias | Região CONGELANTE

VEJA FOTOS: Marcas próximas de zero trazem frio e geada para a região

Dia mais frio de 2023 até o momento foi registrado nesta terça-feira; veja qual a previsão do tempo para esta quarta-feira

Publicado em: 13.06.2023 às 16:33

Luvas, cachecol, gorro e muitas camadas de casaco foram as alternativas para manter-se aquecido nesta terça-feira (13). O dia mais frio do ano, segundo a MetSul Meteorologia, amanheceu congelante, com registros de geada e temperaturas próximas de zero na região. Em Campo Bom, a geada já havia iniciado na noite de segunda-feira (12), por volta das 23 horas.

Geada em São Francisco de Paula com mínima de -2.9ºC
Geada em São Francisco de Paula com mínima de -2.9ºC Foto: Nilson Wolff/Especial


Mesmo há uma semana da chegada oficial do inverno, que ocorre no dia 21, os dias já vêm registrando temperaturas típicas de inverno e surpreendendo principalmente quem precisa sair de casa ainda cedo. Em Campo Bom, por volta das 8 horas a mínima chegou aos 2,1ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Centro de Novo Hamburgo, as opções para tentar fugir do frio nesta manhã eram as mais variadas. Mesmo agasalhado, entre o intervalo de um compromisso e outro, Sidnei Pedroso de Melo, 42, buscou os espaços ensolarados da Praça do Imigrante para ficar. “Caiu bastante a temperatura. Semana passada estava calor e esse frio veio de uma hora para outra. Não esperava”, relata ele.

Próximo das 9 horas, os termômetros de rua marcavam 7ºC no Centro hamburguense. Equipado com luvas, touca e um casaco reforçado, Cícero Pércio Rost, 63, aproveitou também para garantir um café nas Bancas e aquecer o corpo. “Eu estava esperando o frio chegar, mas é que no início a gente sente bastante”, diz ele, aprovando a queda nas temperaturas.

Conforme a meteorologista Estael Sias, “é provável que [a terça] seja o dia mais frio do ano até agora em praticamente todas as regiões”.

Por volta das 9 horas, os termômetros de rua marcavam 7ºC em Novo Hamburgo
Por volta das 9 horas, os termômetros de rua marcavam 7ºC em Novo Hamburgo Foto: Júlia Taube/GES-Especial

Geadas marcaram o amanhecer

O dia amanheceu com gramados, calçadas e até mesmo veículos cobertos por gelo. Campo Bom, no Vale dos Sinos, registrou geada durante a madrugada de terça-feira e os termômetros chegaram a 1,9ºC, conforme Nilson Wolff, da Estação Meteorológica de Campo Bom.

"Hoje ocorreu a menor mínima desde 20 de agosto de 2022, quando também registrou a mínima de 1,9ºC na cidade”, afirma.

Geada em Campo Bom nesta terça-feira
Geada em Campo Bom nesta terça-feira Foto: Nilson Wolff/Especial

Em São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, os termômetros marcaram zero graus nesta manhã. A geada transformou a paisagem de um dos principais pontos turísticos da cidade, o Lago São Bernardo. Morro Reuter também houve registro do fenômeno, atingindo os 2ºC pela manhã.
As cidades de Canela e Gramado também tiveram seus campos verdes cobertos por gelo. Conforme o Inmet, a estação de Canela registrou mínima de 0,8ºC às 9 horas.

Chuva vem aí

A terça-feira foi o terceiro dia consecutivo de frio intenso no Estado. No entanto, entre o fim da tarde e ao longo desta terça, áreas de instabilidade avançam pelo Rio Grande do Sul. Para a quarta-feira (14), a previsão é de chuva e a MetSul alerta para o risco de precipitação invernal ou chuva congelada.

Diferente dos dois primeiros dias da semana, por conta do avanço da instabilidade, a quarta-feira não deverá ser tão fria quanto a terça-feira. A temperatura para quarta-feira na região de Novo Hamburgo, conforme a MetSul, deve ficar entre os 11ºC e os 15ºC.

*Colaboraram Susi Mello e Fernanda Fauth

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual