Publicidade
Notícias | Região OPERAÇÃO LÜGEN

GOLPES DOS NUDES E ESTELIONATOS: Vítimas de Dois irmãos levam Polícia a investigar suspeitos em seis cidades do RS

Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira. Um dos alvos estava foragido por tráfico de drogas e foi detido em Estância Velha

Publicado em: 15.06.2023 às 12:39

Três denúncias de estelionato e extorsão em Dois Irmãos levaram a Polícia a realizar a Operação Lüdgen em seis cidades do RS nesta quinta-feira (15). Conforme o delegado Felipe Borba, que coordenou a ação, uma das vítimas perdeu cerca de R$ 100 mil, "tendo inclusive extrapolado os limites de crédito bancário pessoal, e a vítima solicitado empréstimo a parentes”.

Ainda segundo o delegado, os dez alvos dos mandados de busca e apreensão atuavam em duas linhas: golpe dos nudes e proposta de ganhos econômicos.


Vítimas de Dois Irmãos levam Polícia a investigar suspeitos de seis cidades do RS
Vítimas de Dois Irmãos levam Polícia a investigar suspeitos de seis cidades do RS Foto: Polícia Civil

Dos dez suspeitos, quatro estão detidos em três presídios do Estado: na Cadeia Pública de Porto Alegre, na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, e no Presídio Regional de Caxias do Sul. Além das três cidades, a Polícia Civil cumpriu a operação em Dois Irmãos, Alvorada e Estância Velha – onde um dos homens, de 28 anos, foi preso. Ele estava foragido desde o dia 14 de abril deste ano de uma condenação definitiva pelo crime de tráfico de drogas, expedida pela Vara de Novo Hamburgo.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, celulares, chips e cartões bancários. Além disso, oito contas bancárias foram bloqueadas judicialmente. “Conseguimos demonstrar o envolvimento de pelo menos dez pessoas com o esquema criminoso, o que motivou o acolhimento judicial do nosso pedido de sequestro de valores depositados em contas bancárias. É importante que, além do indiciamento, a Polícia busque reparar o prejuízo patrimonial das vítimas e, ao mesmo tempo, evite que os criminosos se locupletem das práticas ilícitas”, destaca o delegado.

Com a quebra de sigilo bancário e a análise do material apreendido, a Polícia espera identificar outras pessoas que tenham participado do esquema criminoso. Ainda segundo o delegado, os alvos atuavam em duas linhas: golpe dos nudes e proposta de ganhos econômicos.

Investigação complexa

Segundo o delegado, a investigação deste tipo de crime está entra as mais complexas. Ele explica que os criminosos habilitam números de telefone celular e abrem contas bancárias em nome de laranjas, visto que "o sistema de telefonia móvel e o sistema financeiro não impõem obstáculos suficientes de segurança contra estas práticas".

Além disso, Borba esclarece que o crime de estelionato exige que a vítima manifeste a vontade de representar contra os autores para possa ser instaurado um inquérito policial, o que muitas vezes não é feito por vergonha ou receio. "Sabemos que algumas pessoas sequer procuram a Polícia para relatar tais delitos."

Ele destaca que modernas técnicas de investigação, conjugadas com análise de vínculos promovidas pelos policiais civis, viabilizam trabalhos desenvolvidos como o desta quinta-feira.

Migração de outros crimes

A Polícia observou ainda um aumento no número de pessoas que tradicionalmente se dedicam a outros crimes, como tráfico de drogas e crimes violentos, aplicando ou migrando para a prática de estelionato e extorsão. "Isso demonstra a relevância do combate a este delito, uma vez que os ganhos financeiros muitas vezes acabam fomentando a prática de outras infrações e aumentando a capacidade econômica de facções criminosas”, explica o delegada.


Além de policiais civis, a Operação Lüdgen contou com o apoio de equipes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Brigada Militar.

Denuncie

Qualquer informação pode ser repassada de forma anônima para a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual