Publicidade
Notícias | Região Ruas com acúmulo de água

Chuvarada em Canoas: transtornos no Mathias, desalojados e aulas canceladas em Emefs

Acumulado de chuva nas 24 hs foi de 169 milímetros, ultrapassando a média do mês

Publicado em: 16.06.2023 às 09:18 Última atualização: 16.06.2023 às 09:28

A chuvarada cai sem trégua no município e, da madrugada para cá, e exigiram trabalho intenso das equipes da Defesa Civil.  O acumulado de chuva nas últimas 24 horas, conforme o órgão, foi de 169 milímetros, ultrapassando a média do mês. O bairro com mais transtornos é o Mathias Velho. Em alguns pontos da cidade, internet e energia elétrica foram afetados. A Prefeitura reforçou a instalação de geradores e as casas de bomba estão operando com eficiência. 

Transtornos ainda ocorrem por toda a cidade
Transtornos ainda ocorrem por toda a cidade Foto: Leandro Domingos/GES-ESPECIAL


O número de pessoas atingidas está sendo contabilizado pela Prefeitura. Ao longo da noite, houve remoção de cadeirante e pessoas ilhadas. Em caso de emergência, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelo telefone (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

O ginásio do Colégio São Paulo, do La Salle (na Rua Lajeado, 1.300, no Bairro Niterói) é a referência para acolhimento de desalojados neste momento. O local está organizado para o programa Canoas Solidária, atendimento a moradores de rua, mas está apto e aberto para alojar as famílias atingidas. Ao menos quatro adultos e oito crianças desalojadas foram conduzidas ao ginásio. 

Sem aulas

Todas as Escolas Emeis e Emefs foram orientadas quanto ao funcionamento da rede no dia de hoje.
Emeis famílias que precisaram levar as criança acolhemos com os profissionais que conseguiram chegar,trabalhando com Equipe mínima. Nas emefs, aulas canceladas. Todos os diretores fazendo um levantamento da situação dos prédios, equipamentos e estoques. 

Nova Santa Rita

Desde a noite da quinta-feira (15), as equipes da prefeitura de Nova Santa Rita estão mobilizadas para atender a comunidade que mais precisa. É feito acompanhamento do nível dos rios, atendimento à população, remoção de árvores, entre outros serviços. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, José Murilo Bertoldo da Silva, duas famílias do bairro Sanga Funda precisaram ser removidas de casa, devido a situações de alagamento. “Elas estavam com cinco crianças e um bebê de dois meses. Foram encaminhados para casa de parentes. Estamos com três equipes verificando os chamados”.

Foram registrados pedidos de auxílio também nos bairros Morretes, Berto Círio e Caju. “Percebemos que a água está baixando, mas estamos nas ruas, conversando com as pessoas e verificando a necessidade de algum tipo de ajuda ou remoção”.

O telefone para emergência é o 989.228.949, disponível 24 horas por dia.




Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual