Publicidade
Notícias | Região PROTEÇÃO AMBIENTAL

Movimento Roessler comemora 45 anos em defesa do meio ambiente

ONG tem sido fundamental em pautas ambientais relevantes para a região

Publicado em: 16.06.2023 às 07:00

A efetivação do Parcão de Novo Hamburgo, o verde preservado na Praça da Bandeira, manifesto em prol do Rio dos Sinos, milhares de árvores catalogadas, campanhas por menos plástico e mais óleo reutilizado, cursos para gestores ambientais e a defesa para criar o Comitesinos. Essas são algumas das ações que levam o Movimento Roessler, entidade ecológica fundada em Novo Hamburgo, a comemorar nesta sexta-feira (16) seus 45 anos de trajetória pela defesa ambiental.

O objetivo do movimento hoje é buscar cada vez mais quem queira integrar o grupo. Foi assim com a presidente, a bióloga Luana da Rosa, 39 anos. Ela entende que para preservar a natureza é imprescindível que exista amor e respeito.

Construção do Parcão foi uma das principais bandeiras
Construção do Parcão foi uma das principais bandeiras Foto: PMNH/Divulgação

Na infância, aos 8 anos, Luana foi monitora ecológica na Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Canudos. Ela cuidava da horta e composteira na instituição, visitava o Horto Municipal e plantava mudas pela cidade. Chegou ao Roessler em 2015.

Defensora da educação ambiental, Luana destaca que o movimento busca maior participação da comunidade em ações que protejam o meio ambiente. Isso ocorre, explica, em parceria com o Comitesinos, atuando em defesa do Rio dos Sinos, na participação efetiva dos conselhos municipal e estadual do Meio Ambiente e em apoio a outros coletivos e entidades.

"Acredito que precisamos encontrar novas maneiras de envolver a comunidade, de proporcionar a educação ambiental que defendo, que aproxima as pessoas. Seguir firme nas instituições políticas onde temos voz e voto nas decisões, principalmente para lutar por soberania alimentar, freando o uso indiscriminado de agrotóxicos e conscientizando sobre os riscos da crise climática e como podemos atuar para mitigar seus impactos", arremata.

Para celebrar a data, hoje ocorrerá um encontro festivo cultural, a partir das 19 horas, no NHam burger, no bairro Pátria Nova. A noite terá apresentação do grupo vocal Matricária, exibição de vídeos, exposição de fotos de projetos e bolo comemorativo de aniversário.

Atento a denúncias

Conforme o ambientalista Arno Kayser, agrônomo e atual tesoureiro da entidade, o Movimento Roessler, como outras entidades ecológicas, segue cumprindo seu papel de denúncias dos atentados contra a natureza e aos seres humanos e participando da construção de soluções que levem a uma sociedade ecologicamente sustentável. O movimento pode ser acionado em suas redes sociais.

Um pouco da trajetória

Ações do Movimento Roessler 1982 - Manifesto na Praça da Bandeira para evitar que fosse transformada em estacionamento.

1986 - Artistas pintaram mural no Calçadão para demonstrar a importância do Rio dos Sinos. Ato pressionou pelo tratamento de efluentes industriais, do lixo e esgoto cloacal e pela criação de um órgão para cuidar do Rio, hoje o Comitesinos.

1987 - Lançada a campanha "Parcão Já", com objetivo de popularizar a ideia de criação de um parque na última grande área verde da zona urbana. Hoje é o Parque Henrique Luiz Roessler.

1989 - Apoio à implantação da central de reciclagem no bairro Roselândia. Projeto idealizado pelo ecologista José Lutzenberger. Junto se criou a campanha pela separação do lixo.

2003 - Organização de conferência no Fórum Social Mundial. Nesse ano também realizaram ações contra plantio de transgênicos.

2007 - Mobilização pela substituição das sacolas plásticas e por reutilização do óleo de cozinha.

2010 - O Rio dos Sinos sofreu uma mortandade de 10 mil peixes. Indústrias foram interditadas, fiscalização e monitoramento foram intensificados.

2010 - Coleta de mais de 2 mil assinaturas contra a abertura da Avenida Florença, que dividiria o Parcão ao meio.

2012 a 2015 - Presidência do Comitesinos, com Arno Kayser, quando foi feito o primeiro Plano de Bacia do Rio.

2023 - Ocupa vaga como representante de ONGs no Conselho Estadual do Meio Ambiente.

Fonte: Movimento Roessler

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual