Publicidade
Notícias | Região APÓS CICLONE EXTRATROPICAL

NÍVEL DOS RIOS: Situação do Rio dos Sinos preocupa, mas Caí já se estabiliza

Prefeituras de cidades às margens do Sinos demonstram preocupação. Em Novo Hamburgo, Vila Integração, em Lomba Grande, já foi afetada pelas águas do Sinos

Publicado em: 16.06.2023 às 19:27 Última atualização: 16.06.2023 às 21:57

Após os alagamentos causados pelo excesso de chuva num curto período de tempo, Defesas Civis da região se preocupam agora com os níveis dos rios.

Em São Leopoldo, a Defesa Civil comunicou no final da tarde desta sexta-feira (16) que o Rio dos Sinos está com nível acima do seu limite. Durante a tarde, o rio atingiu 4,32 metros na cidade, sendo ativado o protocolo de alerta de inundação que, conforme disposto no Plano de Contingência Municipal, deve ocorrer quando o nível ao ultrapassar os 4,30 metros.


Defesa Civil emite alerta para risco de inundação em São Leopoldo
Defesa Civil emite alerta para risco de inundação em São Leopoldo Foto: Rodrigo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

O coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, destaca que a tendência é de elevação do nível nos próximos dias. “Considerando os altos índices pluviométricos na bacia do Sinos nos últimos dias e que em Campo Bom o nível segue em elevação, existe a possibilidade de o nível elevar significativamente nos próximos dias, com risco de inundação”, afirmou.

Todas as demandas de busca e salvamento devem ser encaminhadas aos telefones que estão em operação no Comitê Emergencial através dos telefones (51) 9911-78291 e (51) 9892-47852.

Em Campo Bom, o nível do Rio dos Sinos continuava subindo e chegou a 6,75 metros no meio da tarde, na ponte da Barrinha. Às 21h, a marcação passava dos 7 metros. Na cidade, choveu 209 milímetros nesta sexta. Já é o maior volume desde que a medição começou a ser feita no município, em 1984, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A Prefeitura de Campo Bom observa que moradores de áreas ribeirinhas devem ficar alertar. Se precisarem de ajuda, devem ligar para a Defesa Civil pelo (51) 99631-4625. O Ginásio Municipal está preparado para receber os desabrigados em razão das fortes chuvas que atingem o município.

Em Novo Hamburgo, o nível chegou a 6,80 metros no fim do dia e já havia saído do leito. O nível normal do rio na cidade fica entre 2,5 metros e 3 metros. A partir de 6 metros começa a alagar a Prainha (junto ao Balneário Vitor Mateus Teixeira). Em 6,15 metro começa a alagar a localidade de Porto Satiro (bairro Lomba Grande) e a partir de 6,3 metros a alagar a Vila Integração (bairro Lomba Grande). 

De acordo com a Prefeitura de Novo Hamburgo, já há casas afetadas na Vila Integração, em Lomba Grande; Vila Palmeira, Santo Afonso (a mais afetada); Vilas Getúlio Vargas e Kipling, em Canudos).

Rio dos Sinos em Campo Bom no meio da tarde desta sexta-feira (16)
Rio dos Sinos em Campo Bom no meio da tarde desta sexta-feira (16) Foto: Lucas Unser/PMCB

Rio Caí dá sinais de estabilização


Rio Caí em Montenegro, na tarde desta sexta-feira
Rio Caí em Montenegro, na tarde desta sexta-feira Foto: Prefeitura de Montenegro

Em relação ao Rio Caí, a medição das 18 horas em São Sebastião do Caí apontava 13,84 metros. Já na medição das 21h20 o leito havia atingido 14,14 metros, sendo que na última hora havia subido 7 centímetros. 

Na cidade de Feliz, o nível do Caí havia baixado um metro, o que é um bom prognóstico para São Sebastião do Caí. “Estimamos que nas próximas horas entraremos no nível de estabilização aqui no Caí”, projeta o prefeito Júlio Campani.

Em Montenegro, o rio subia 6 centímetros por hora à tarde nesta sexta-feira, indicando estabilização.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual