Publicidade
Notícias | Região EFEITOS DA CHUVARADA

Região se mobiliza para atender mais de 400 desalojados

Somente em São Leopoldo, 320 pessoas estão abrigadas no Ginásio Municipal Celso Morbach. Doações estão sendo pedidas; Veja como ajudar

Publicado em: 16.06.2023 às 17:58 Última atualização: 16.06.2023 às 18:38

Os efeitos da chuvarada que atinge a região desde quarta-feira (14), aliada à chegada de um ciclone extratropical ao Estado, têm mobilizado os municípios no sentido de atender as famílias necessitadas e possíveis desabrigados pelas cheias de arroios e alagamentos em vários pontos.

Ginásio Municipal Celso Morbach é um dos abrigos em São Leopoldo
Ginásio Municipal Celso Morbach é um dos abrigos em São Leopoldo Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Conforme a prefeitura de São Leopoldo, somente na cidade foram registrados 246 milímetros de chuva em apenas oito horas, média que nunca havia sido observada na história do município, causando colapso no sistema de drenagem que não suportou o volume de água.

No total, conforme levantamento da reportagem, mais de 400 pessoas tiveram que deixar suas casas em São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio, sendo alojadas em abrigos ou nas casas de familiares.

Acolhimento para famílias e seus pets em São Leopoldo

Em São Leopoldo, o Ginásio Municipal Celso Morbach recebe os desalojados pelas chuvas, que já somam 320 pessoas, conforme a Secretaria de Assistência Social (SAS). Lá, eles passam por triagem e acolhimento. Se é verificada alguma anormalidade, um atendimento médico é efetuado no Ônibus da Saúde e são disponibilizados medicamentos por meio da Farmácia Móvel. Quem está com roupas molhadas recebe agasalhos e há espaço para os animais de estimação.

Algumas pessoas desabrigadas estão sendo encaminhadas para a Associação Meninos e Meninas de Progresso (Ammep); Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Chico Xavier. Caso haja mais demanda também será feito abrigamento no Centro de Espiritualidade Padre Arturo (Cepa). Esses locais possuem uma estrutura mais adequada, inclusive com cozinhas para fornecer alimentação quente. Uma equipe da Unidade Básica de Saúde Rio dos Sinos está fazendo atendimento na Emef Chico Xavier.

Pessoas interessadas em fazer doações podem se dirigir ao Ginásio Municipal ou à UPA Zona Norte (Avenida Albino Scherer, 374, Scharlau). Estão sendo priorizados alimentos prontos como bolachas, frutas, leite, achocolatados prontos e agasalhos. O secretário de Assistência Social, Fábio Bernardo da Silva, apontou as principais demandas. “Precisamos de colchões e cobertores. Mas toda a ajuda é bem recebida: roupas, fraldas, materiais de higiene, calçados, meias”. Para os pets, são aceitas doações de rações, jornais e papelão.

30 famílias desalojas em Sapucaia do Sul

Em Sapucaia do Sul, conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, 30 famílias estão desalojadas. Elas estão em casas de familiares. A cidade está com dois abrigos para os desabrigados: a Escola João Freitas e a Associação de Moradores do Bairro Carioca, mas nenhuma família precisou ser levada até estes locais até a tarde desta sexta-feira (16).

A prefeitura de Sapucaia do Sul está solicitando doações de colchões, cobertores, alimentos e agasalhos para ajudar as famílias. As doações devem ser entregues no Centro Administrativo Primavera, localizado na Rua Manoel Serafim, 905.

Esteio também com atendimento aos desabrigados

Com o excesso de chuvas, os arroios Sapucaia e Esteio extravasaram em alguns pontos, desabrigando famílias em Esteio. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, o levantamento ainda está sendo atualizado.

As famílias estão sendo alojadas na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ezequiel Nunes Filho, no bairro São Sebastião, onde 41 pessoas estavam sendo atendidas por servidores da prefeitura, e no Ginásio Municipal Edgar Piccini, no bairro Olímpica, onde cerca de 30 pessoas haviam sido recebidas. Já na escola Maria Marques eram 15 pessoas abrigadas.

Esteienses e moradores de cidades vizinhas que quiserem colaborar com doações de colchões, cobertores, alimentos, roupas de inverno para adultos e crianças, toalhas de banho e materiais de limpeza e higiene pessoal podem entregar os produtos no ginásio (Rua 24 de Agosto, 3.079).

Em Esteio, famílias estão alojadas do Ginásio Edgar Piccioni

Copa dos Campeões tem rodadas canceladas

Com as chuvas e uso do Ginásio Edgar Piccioni como abrigo, as rodadas desta sexta-feira (16) e de segunda-feira (19) da 17ª Copa dos Campeões de Futsal foram canceladas. Também foi cancelado o drive-thru de arrecadação da Campanha do Agasalho que ocorreria neste sábado (17) na Rua Coberta

Alerta máximo em Portão

Em Portão, pontos de alagamento e erosão foram identificados e bloqueados e há monitorando constantemente. No município, um grupo de mais de 60 pessoas, envolvendo Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Equipes da prefeitura, está em alerta máximo.

O município estabeleceu um centro de acolhimento para os desabrigados, o Centro de Eventos, com assistência necessária, com a ajuda de voluntários de toda cidade. Também há uma central de doações para receber cobertores, agasalhos, roupas de cama e banho, alimentos e materiais de higiene. As doações podem ser levadas diretamente no Centro de Eventos (Rua 9 de Outubro, 190).

Segundo o prefeito Kiko Hoff, 23 famílias estão no Centro de Eventos.

 

*Colaborou: Adriana Tauchert

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual