Publicidade
Notícias | Gramado CUIDADO NA HORA DA COMPRA

Vigilância Sanitária de Gramado alerta para venda de mel falsificado

Recentemente foram apreendidos dez potes sem procedência, comercializados por ambulantes

Publicado em: 16.06.2023 às 18:12 Última atualização: 16.06.2023 às 18:14

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Gramado está intensificando as fiscalizações da venda de mel falsificado e outros produtos de origem animal sem procedência. Recentemente, foram apreendidos dez potes sem procedência, comercializados por ambulantes.

Serviço de Inspeção Municipal alerta sobre a comercialização de mel falsificado
Serviço de Inspeção Municipal alerta sobre a comercialização de mel falsificado Foto: PMG/Divulgação

Uma amostra foi enviada ao laboratório Biocontrol, parceira do SIM, que realizou análise para verificar se o produto foi fraudado. A amostra deu positiva para o Teste de Fiehe, que indica que houve adulteração pela adição de xaropes de açúcares ou o superaquecimento do mel.

Os médicos veterinários do serviço de inspeção alertam que esse produto nada mais é do que uma mistura perigosa que pode trazer problemas à saúde. As imitações de mel costumam conter aditivos nocivos à saúde, como anilina, iodo, água de rosas e baunilha, além de sacarose ou glicose industrial, acidulantes, essências químicas artificiais, corantes e estabilizantes.

Nas mãos dos ambulantes ou nas prateleiras de pequenos comércios, é difícil distinguir mel verdadeiro de mel falso. Por isso, é importante adquirir mel que possui rótulo com selo de inspeção, como SIF, CISPOA/SIE ou SIM. Isso indica que o produto foi inspecionado, garantindo qualidade e segurança para o consumidor.

Em caso de tentativa de comercialização irregular, a comunidade pode denunciar no número (54) 9 9976-6058, e falar diretamente com a Fiscalização da Secretaria da Fazenda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual