Publicidade
Notícias | Região AUXÍLIO APÓS ALAGAMENTOS

Estado receberá reforço da Defesa Civil nacional a partir deste domingo

Anúncio foi feito pelo ministro Paulo Pimenta, em coletiva de imprensa durante visita a São Leopoldo

Publicado em: 17.06.2023 às 16:55 Última atualização: 17.06.2023 às 17:55

Em coletiva de imprensa no início da tarde deste sábado (17) em São Leopoldo, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, Paulo Pimenta, disse que equipes federais desembarcam a partir deste domingo (18) no Rio Grande do Sul para ajudar nas áreas atingidas por alagamentos, após a passagem de um ciclone extratropical.

Comitiva do governo federal e governador Eduardo Leite participaram de coletiva na prefeitura leopoldense
Comitiva do governo federal e governador Eduardo Leite participaram de coletiva na prefeitura leopoldense Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

“A partir de amanhã (domingo), as equipes técnicas da Defesa Civil já estarão no Estado para ajudar os municípios na elaboração dos planos de trabalho. Esses planos são fundamentais para que os recursos possam ser liberados”, afirmou. “Quanto mais rapidamente esses planos forem feitos e estando em conformidade com aquilo que são as exigências, mais rapidamente esses recursos poderão ser liberados”, enfatizou, citando que a vinda de comitiva de ministros ao Estado, neste sábado, também foi para trazer solidariedade e demostrar compromissos neste momento.

Equipes especializadas

Também na coletiva, ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes destacou que as equipes que virão ao Estado são formadas por técnicos especialistas, alguns em planos de ajuda humanitária, outros em reconstrução e reestabelecimento.

Conforme o ministro e o governador Eduardo Leite, na próxima segunda-feira (19), uma reunião deve ser feita entre representantes dos governos federal, estadual e municipais para alinhar as ações que serão realizadas no Rio Grande do Sul.

1.700 situações de emergência no Brasil em 2023

Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes
Ministro do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial
Góes destacou que o governo federal, junto a estados e municípios, têm se mobilizado para prestar toda força necessária com ajuda humanitária, reestabelecimento e depois reconstrução de regiões que precisem. Ele também disse que o governo tem procurado se aproximar, presencial ou virtualmente, de todos os municípios que têm passado por uma situação crítica como essa. “Até esta data já tivemos no Brasil mais de 1.700 municípios em situação de emergência este ano”, disse ele, destacando que dentro deste dado, cerca de mil foram por estiagem e outros 700 por enchentes, alagamentos, deslizamentos ou afins.

Além dos ministros Pimenta e Góes, a comitiva do governo federal foi formada pelo secretário nacional da Defesa Civil, Wolney Wolff, e pelo secretário nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social, André Quintão Silva. Acompanhados do governador Eduardo Leite eles sobrevoaram as cidades atingidas pelos efeitos do ciclone extratropical na região e visitaram em São Leopoldo, passando pelo Ginásio Municipal Celso Morbach – local que abriga famílias desalojadas pela chuvarada na cidade. No município, eles foram recebidos pelo prefeito Ary Vanazzi e secretários do governo leopoldense.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual