Publicidade
Notícias | São Leopoldo Rio subindo

Defesa Civil leopoldense emite alerta para risco de inundação do Sinos

O Rio dos Sinos, em sua régua em São Leopoldo, já ultrapassou nesta sexta-feira à tarde o nível de alerta que é de 4,3 metros

Publicado em: 16.06.2023 às 19:25 Última atualização: 16.06.2023 às 20:36

Apesar de a chuva já ter diminuído, o Rio dos Sinos ainda deve subir mais nas próximas horas e durante todo o fim de semana, o que eleva o nível de alerta na região do Vale do Sinos.

A Defesa Civil de São Leopoldo comunicou no final da tarde desta sexta-feira (dia 16) que o Rio dos Sinos já está com o nível de alerta de inundação, que é quando ele chega e ultrapassa os 4,3 metros na sua régua de medição próxima à Rua da Praia.

Defesa Civil emite alerta para risco de inundação em São Leopoldo
Defesa Civil emite alerta para risco de inundação em São Leopoldo Foto: Rodrigo Machado/Prefeitura de São Leopoldo

Já no meio da tarde, às 14h30, o Sinos chegou ao nível que ativa o protocolo de alerta de inundação que, conforme disposto no Plano de Contingência Municipal de São Leopoldo, deve ocorrer quando o nível ao ultrapassar os 4,3m. Por volta das 20h15, o Sinos já estava em 4,4m, próximo de alagar a Rua da Praia e outras áreas próximas ao rio. 

As famílias abrigadas no Ginásio Municipal são as afetadas por alagamentos em diversos pontos da cidade, inclusive a que estavam em zonas que correm o risco de inundação pelo Sinos. Medidas preventivas foram tomadas já que o rio, que receberá as águas de arroios e rios da Serra, deve subir mais nesta madrugada de sábado e seguindo assim até domingo e segunda-feira, ainda, mesmo com a chuva cessando.

Em elevação

O coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, destaca que a tendência é de elevação do nível nos próximos dias. "Considerando os altos índices pluviométricos na bacia do Sinos nos últimos dias, e que em Campo Bom o nível segue em elevação, existe a possibilidade de o nível elevar significativamente, com risco de inundação”, afirmou.

Todas as demandas de busca e salvamento devem ser encaminhadas aos telefones que estão em operação no Comitê Emergencial através dos telefones (51) 9911-78291 e (51) 9892-47852.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual