Publicidade
Notícias | Região RECOMEÇO

Taquara contabiliza cerca de 100 desabrigados e trabalha na recuperação de estradas afetadas pelo ciclone

De acordo com a prefeitura, níveis dos rios do Sinos e do Paranhana diminuíram na madrugada deste domingo (18)

Publicado em: 18.06.2023 às 11:07 Última atualização: 18.06.2023 às 16:34

Ao contrário do que acontece em Novo Hamburgo, o nível do Rio dos Sinos em Taquara baixou durante a madrugada deste domingo (18). O Rio Paranhana, que também banha a cidade, também tem recuado. Com isso, o município divulgou novo balanço sobre a enchente que atingiu a cidade após o ciclone extratropical na última quinta-feira (15).

A água do Rio dos Sinos começou a baixar no bairro Empresa e no Loteamento Olaria, locais onde a inundação afetou mais moradores. Também houve diminuição do Rio Paranhana, deixando o bairro Santa Maria sem alagamentos.


Ainda na madrugada, a estrada RS-020 foi liberada, no trecho próximo da ponte sobre o Rio dos Sinos. Na noite de sábado (17), a via precisou ser bloqueada, após a invasão da água sobre a pista.

"Acordamos com estas boas notícias para o nosso Município. Esperamos que o nível da água continue baixando. Enquanto isso, seguimos com esta importante mobilização de servidores, agentes e voluntários no auxílio às vítimas do ciclone extratropical", afirma a prefeita Sirlei Silveira.

Até as 8 horas, o município do Vale do Paranhana registrava cerca de 100 moradores desabrigados. Eles estão abrigados no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep), no bairro Empresa.

Além disso, há cerca de 250 desalojados, que foram retirados de suas residências e levados para a casa de amigos ou parentes.

Saiba como ajudar 

Os moradores que desejam doar roupas, alimentos, produtos de higiene ou de limpeza podem entregar na Escola Willibaldo Samrsla (Ciep), na Rua Osvaldo Cruz, 225, Bairro Empresa. A Defesa Civil também pode buscar as doações. Para isso, é necessário entrar em contato via WhatsApp: (51) 99303-8172.

Entre os pedidos mais urgentes, estão os de produtos de limpeza (sabão em pó, sabão líquido, detergente, amaciante, álcool, vassoura, rodo, esponja de lavar louças, pano de prato e pano de chão) e de higiene (sabão glicerinado, fraldas tamanho G, papel higiênico, sabonete em barra ou líquido, pasta de dente, escova de dente, shampoo, lenço umedecido, toalhas de banho, fraldas tamanho único e absorvente íntimo).

Recuperação de estradas

A Secretaria de Obras começo a trabalhar na recuperação de estradas afetadas pela enchente e deslizamentos ainda no sábado (17). De acordo com o secretário da pasta, Bruno Cardoso, várias vias públicas que estavam interditadas foram liberadas.

"Com o final da sequência de chuvas, aproveitamos o sábado de sol com muito trabalho em todo o interior de Taquara, priorizando, neste momento, as principais vias de locomoção. Agradeço, em nome da prefeita Sirlei Silveira, a todos os voluntários que nos ajudaram a realizar reparos muito importantes, reestabelecendo o trânsito em um curto espaço de tempo. Se as condições climáticas permitirem, seguiremos aprimorando as vias públicas a partir desta segunda-feira", destacou o secretário. 

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual