Publicidade
Notícias | Região SÃO LEOPOLDO

Sempa presta atendimento aos animais abrigados no Ginásio Municipal

Animais receberam atendimento clínico, medicamentos para controle de pulgas e carrapatos, chipagem e tratamento em caso de diagnóstico de problemas de saúde

Publicado em: 20.06.2023 às 07:43 Última atualização: 20.06.2023 às 07:46

Em meio às centenas de famílias afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Município, a Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) também está fazendo o acolhimento dos animais que chegaram ao Ginásio Municipal Celso Morbach acompanhados dos seus tutores. Até a noite de domingo (18), foram atendidos, aproximadamente, 30 animais.

Vítimas alagamentos em São Leopoldo - Secretário Walter alimenta cachorrinha que foi abandonada no ginásio
Vítimas alagamentos em São Leopoldo - Secretário Walter alimenta cachorrinha que foi abandonada no ginásio Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Alguns deles foram encaminhados para o Canil Municipal, outros já voltaram com seus tutores para casa, mas ontem (19), nove ainda estavam no local. "Fizemos o acolhimento dos animais que vieram acompanhados dos seus tutores aqui pro ginásio. Não conseguimos pegar os cães soltos, em função dos alagamentos, pela total falta de espaço", explicou o titular da Sempa, Walter Verbist.

Os animais receberam atendimento clínico, medicamentos para controle de pulgas e carrapatos, chipagem e tratamento em caso de diagnóstico de problemas de saúde. "Recebemos uma cadela prenha que ficou dois dias na água, mas conseguimos através de parceria fazer ultrassonografia e, se tudo correr bem, em 10 dias terá filhotes. Ela está aqui no ginásio com seus tutores", contou Verbist.

Os abrigados no ginásio estão recebendo assistência em relação à alimentação dos seus pets e está sendo fornecida ração para as pessoas que estão retornando para suas casas.

Doação

A Sempa necessita de doação de rações para oferecer nos locais mais atingidos, coleiras, guias, peiteiras, toalhas, casinhas, cobertores e caminhas.

No ginásio, uma equipe da Secretaria e voluntários estão ajudando no acolhimento, mas a maior necessidade é de pessoas que possam ajudar no turno da noite.

Cachorra abandonada

Além dos cães que possuem tutores no ginásio e aguardam a volta para casa junto com eles, um caso chama a atenção. No domingo (18), uma cachorrinha foi abandonada no local, amarrada junto a uma das gaiolas. O secretário Walter Verbist relatou que a equipe da Sempa acolheu o animal, que deve ter cerca de dois anos, e o colocou numa gaiola, com água, alimento e cobertores para esquentá-la.

“Agora, estamos em busca de alguém para adotá-la. Ela é dócil, mas está assustada”, disse, lembrando que não há mais espaço no canil para recebê-la. Além disso, Verbist criou um grupo com clínicas e instituições que possam ajudar, albergando cães que têm tutores, mas cujo as famílias tiveram que sair de casa e não têm onde colocar os animais.

Quem quiser colaborar pode entrar em contato com o secretário por mensagem de WhatsApp no número (51) 98924-7903.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual