Publicidade
Notícias | Região A DOMICÍLIO

Traficantes usavam grupo de WhatsApp para fazer delivery de cocaína no Vale do Sinos

Tele-entrega tinha até horário de funcionamento. Dois foram presos entre sexta-feira e este sábado

Publicado em: 24.06.2023 às 15:05

Bastava entrar em um grupo de WhatsApp para encomendar e receber cocaína sem sair de casa. Era assim que agia um esquema de tele-entrega da droga em Novo Hamburgo e São Leopoldo, desmontado entre esta sexta-feira (23) e sábado (24).


Polícia encontrou objetos com homens que faziam tele-entrega de cocaína em São Leopoldo e Novo Hamburgo | Jornal NH
Polícia encontrou objetos com homens que faziam tele-entrega de cocaína em São Leopoldo e Novo Hamburgo Foto: Draco de São Leopoldo

Equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo descobriram que o esquema funcionava há mais de seis meses e tinha até horário de funcionamento: entre meio-dia e 4 horas da manhã, todos os dias.

A prática criminosa consistia em aceitar no grupo de WhatsApp contatos de usuários previamente identificados, que realizavam encomendas de cocaína para serem entregues a domicílio (delivery) por indivíduos que se passavam por motoristas de aplicativo.

O grupo foi monitorado nos últimos dois meses, mediante autorização judicial, para que os policiais pudessem entender a rotina das entregas, quais os veículos usados e quem era o indivíduo que coordenava os pedidos.

Na operação que ocorreu entre sexta e sábado, dois foram presos, um deles em flagrante.

Um homem de 29 anos, sem antecedentes, foi abordado pela Polícia antes de realizar uma entrega. Ele foi encontrado em São Leopoldo com 23 buxinhas de cocaína.

Outras equipes realizaram o cumprimento de três ordens de busca e apreensão no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, além de dois mandados de prisões preventivas contra o indivíduo identificado como o articulador do grupo. O homem, de 33 anos, é apontado como o responsável pelo contato com usuários e destinação das tele-entregas.

Durante as buscas, policiais apreenderam um Fiat Palio e um Chevrolet Celta, identificados como instrumentos para o transporte das drogas. Também foram recolhidos: um revolver calibre .38SW com munições, placas balísticas, dinheiro e aparelhos celulares.


A Draco continua a investigação para identificar outros participantes do grupo, também responsáveis por transportar e entregar drogas a domicílio.

Denuncie

A população pode contribuir com o trabalho da Draco de São Leopoldo pelo WhatsApp (51) 98585-6118.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual