Publicidade
Notícias | Região INICIATIVA

Entidades se reúnem em campanha contra os furtos no comércio de São Leopoldo

Iniciativa lançada ontem é elogiada por órgãos de segurança na cidade

Publicado em: 06.07.2023 às 07:17 Última atualização: 06.07.2023 às 07:18

Atendente em uma farmácia no Centro de São Leopoldo, Michele Rodrigues, 31 anos, diz já ter flagrado furtos de produtos no estabelecimento onde trabalha. "Vi pelo menos duas vezes. Numa delas, uma mulher entrou e em seguida saiu correndo, levando algumas tintas de cabelo".

Lançamento de campanha ocorreu na noite desta quarta
Lançamento de campanha ocorreu na noite desta quarta Foto: Beth Renz/Acist-SL

Segundo Michele, o fato presenciado por ela não foi levado ao conhecimento da Polícia. "Acreditava que nem fosse possível registrar ocorrência de coisas tão simples".

Para tirar dúvidas como esta e estimular o registro do boletim de ocorrência por parte dos lojistas vítimas de furtos, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) se reuniram e idealizaram a campanha "Chega! Diga Não aos Furtos no seu Comércio".

A iniciativa, lançada na noite de ontem, na CDL, visa divulgar os canais para registros e denúncias. "O foco da campanha é estimular os comerciantes a acessarem os contatos dos órgãos públicos de segurança e efetuar o boletim de ocorrência sobre os furtos. Estes dados servirão para que as autoridades desenvolvam ações de monitoramento e prevenção", destaca o diretor de Segurança Pública da Acist-SL e coordenador da Comissão São Leopoldo Segura, Rogério Daniel da Silva.

Informação

O lançamento foi acompanhado por lojistas e por autoridades policiais. "Abordamos informações e estatísticas importantes sobre o registro das ocorrências. Muitas pessoas ainda não sabem que os registros podem ser feitos no próprio ônibus da Brigada Militar, que fica estacionado no Centro, ou com qualquer policial em serviço na rua. Precisamos registrar as ocorrências de tudo, para mostrar a realidade dos problemas, dos furtos, para que a situação real chegue até as autoridades policiais", destaca o presidente da CDL, Olinto Menegon.

O presidente da Acist-SL, Felipe Feldmann, destacou que com o boletim de ocorrência se consegue reaver produtos furtados. É essencial que o lojista colabore." Os boletins, fotos e vídeos ajudam nas estatísticas e na identificação.

Análise da situação para mais policiamento

A facilidade em efetuar o registro diretamente com os policiais, foi ressaltada, também, pelo comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM), o tenente-coronel, Alexandro do Nascimento Goi.

.
. Foto: Reprodução

“A Brigada Militar tem todas as ferramentas tecnológicas a seu dispor. Cada policial militar tem no seu celular os programas adequados para fazer comunicação de ocorrência, termo circunstanciado ou até ocorrências que envolvam acidentes de trânsito. Nossos policiais estão prontos, qualificados e treinados para dar a melhor assistência a quem precisa”, frisa.

Para o coronel, a campanha é de “fundamental importância”. “Por meio do registro, nós podermos ter ainda mais detalhada a leitura de onde devemos colocar o nosso policial, fazer nossas barreiras e operações para evitar o crime”, completa.

Subsídios para investigação

Diretor da 3.ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), o delegado Eduardo Hartz, também elogiou a campanha.

“O registro de ocorrência é fundamental para a atividade de inteligência dos órgãos de segurança pública. Além de ser a peça inicial da investigação, o boletim de ocorrência possibilita a identificação dos locais, horários e forma de cometimento dos crimes. Esses dados vão subsidiar a investigação criminal pela Polícia Civil e o planejamento da Brigada Militar na alocação do seu efetivo, com vistas a evitar novos fatos”, destaca.

Renata Strapazzon

Entre em contato com
Renata Strapazzon

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual