Publicidade
Notícias | Região CIDADE DAS AZALEIAS

CENSO 2022: Os segredos da cidade que mais atrai moradores no Rio Grande do Sul

Município do Vale do Sinos teve o maior crescimento populacional no Estado entre os censos

Publicado em: 06.07.2023 às 07:00 Última atualização: 06.07.2023 às 07:07

O que a "Cidade das Azaleias" tem feito para ocupar o primeiro lugar entre os municípios gaúchos que tiveram o maior crescimento populacional proporcional entre o Censo de 2010 e 2022? Araricá teve um salto de 4.864 habitantes para 8.525, uma evolução de 75,27% no período. Ao todo, 3.661 novos moradores passaram a viver na cidade do Vale do Sinos.

A cidade, que era uma vila de Sapiranga antes de se emancipar em 1995, é formada em sua grande maioria por ex-moradores de outros municípios.


Família Klein está entre tantas que se mudaram para Araricá  | Jornal NH
Família Klein está entre tantas que se mudaram para Araricá Foto: Divulgação

"A população é formada por gente de toda região. Se fizer uma pesquisa, há pessoas de mais de 50 municípios", declara o prefeito Flavio Foss, que aposta na gestão municipal focada na atração de empresas, oferta de educação em turno integral, reestruturação de bairros, regularização fundiária, estímulo de negócios por meio de MEIs (Microempreendedor Individual).

Na turma da manhã do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Martim Frederico Raschke, 13 dos 22 alunos são de famílias que viviam anteriormente em outros lugares. Quando questionados sobre as cidades nas quais moravam antes de Araricá, as respostas são rápidas: Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo e Nova Hartz.


Publicidade
É o caso da família da estudante Evelyn Caroline Klein, de 9 anos. Desde dezembro de 2021, ela e seus pais, o analista de desenvolvimento Jeison Joel Klein, 33, e Jessica Andressa dos Santos, 32, que trabalha em controle de qualidade, vivem no bairro Campo da Brazina, onde investiram em imóvel.

"Decidimos vir para Araricá porque a cidade está em constante crescimento e pela tranquilidade no bairro onde optamos por morar", conta Jeison.

Os três se mudaram de um bairro movimentado de Sapiranga. Andressa já trabalhava em Araricá. Já Jeison permanecia trabalhando em Sapiranga. Com isso, a menina estudava na mesma cidade para facilitar a rotina da família. No entanto, ele recebeu uma proposta profissional para trabalhar em Parobé. Foi aí que a família se mudou e Evelyn passou a estudar em Araricá para ficar mais perto da mãe para qualquer eventualidade.

"Encontramos tranquilidade por aqui"

Evelyn, assim como os demais alunos da escola, estudam em turno integral. Transporte escolar, alimentação e atividades extras são proporcionadas aos estudantes.

"Primeiramente viemos para Araricá para investimento em imóvel, mas nos adaptamos super bem e temos a intenção de ficar por aqui. A cidade nos atende em todos quesitos necessários para nossa rotina e encontramos tranquilidade por aqui", diz o pai da estudante.

O que Araricá tem

População: de acordo com dados da prefeitura, a cidade é composta por pessoas jovens, sendo uma proporção semelhante entre homens e mulheres.

Geração de emprego: a prefeitura atraiu pequenas empresas de tecidos, facas artesanais (são 18 cutelarias), de produção de massa e de bicicleta, além de atelier de calçados. Atualmente, 80% dos trabalhadores têm emprego na cidade.

Educação integral: são 1,7 mil estudantes, 92% em turno integral. Os demais não optaram por frequentar o contraturno. Somente na Escola Municipal Martim Frederico Raschke, diz a coordenadora pedagógica do turno integral, Camila dos Santos, há oferta da opção da pré-escola até 9º ano. Estudantes recebem ainda alimentação e transporte escolar. O município conta ainda com escola de ensino médio e faculdade a distância.

Reestruturação dos bairros: zonas que serviam para criação de animais foram transformadas em novos loteamentos. São eles: Loteamentos Nova Avenida, Dom Hélio, Dom Augusto, 2 de Dezembro, Ararycastro e das Araras.

Lazer: a cidade tem campos de futebol e nos bairros há pracinhas com brinquedos. Pizzarias e restaurantes podem ser alternativas à noite. Às margens da RS-239, mais de cem pessoas, moradoras da cidade, comercializam produtos para quem passa na rodovia.

Logística: a cidade está próxima da Serra Gaúcha, Litoral Norte e da capital gaúcha.

Terrenos: o mercado imobiliário oferece terrenos com valores 50% menores que municípios vizinhos.

Saúde: oferta de especialidades em saúde, como psicólogo, dermatologista e psiquiatra, no Posto Central Dom Inácio de Loyola. Nas unidades dos bairros Imperatriz e Estação os atendimentos ocorrem até as 20 horas.

Susi Mello

Entre em contato com
Susi Mello

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual