Publicidade
Notícias | Região ARTE

A pedido do governo do RS, artista de Sapiranga desenha quadros com rotas turísticas do Estado

Mauro Vila Real pintou painéis de mais de três metros; artes vão ficar expostas no rodoviária e no aeroporto de Porto Alegre

Publicado em: 29.07.2023 às 18:05 Última atualização: 29.07.2023 às 19:39

A pedido do governo do Estado, o artista plástico Mauro Vila Real, de Sapiranga, pintou quatro telas de 3,5 metros cada uma. Cada pintura mostra 10 pontos turísticos do Rio Grande do Sul e, se colocadas lado a lado, as duas telas formam um único cenário. Duas obras serão colocadas nas paredes da rodoviária de Porto Alegre e as outras duas vão para o Aeroporto Salgado Filho. 

A entrega dos quadros ocorreu nesta sexta-feira (28) e em breve serão colocadas nos locais. “É uma honra ver o meu trabalho em dois portais de entrada de Porto Alegre”, declara o artista.

Artista de Sapiranga Mauro Vila Real desenha quadros com rotas turísticas do RS | Jornal NH
Artista de Sapiranga Mauro Vila Real desenha quadros com rotas turísticas do RS Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

Segundo Real, o trabalho nas telas iniciou muito antes das cores tomarem conta dos desenhos. “Começamos em agosto de 2022 elegendo os pontos turísticos que seriam pintados e até chegarmos no esboço final, foram diversos rascunhos. Porém, a reta final de entrega dos quadros foi de mão na massa, onde cheguei a focar no trabalho por dois dias diretos”, conta o artista.

As obras contam com 20 lugares que foram desenhados por um pincel de um pouco mais de meio centímetro. “De um lado foquei na região da Serra gaúcha e a outra tela tem outros lindos pontos turísticos do RS”, conta Real. Ao contemplar o quadro, é possível reconhecer o Kikito, símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado, o Natal da Serra da gaúcha, os cânions, as hortênsias que compõem a Rota Romântica, a ponte entre Bento Gonçalves e Vespasiano Corrêa, entre outros locais de grande relevância ao RS.

“Em outra tela não poderíamos deixar de representar a região da Campanha com o gado, Charqueada São João, que pertence a Pelotas, mas é mais antiga que o município, o Gasômetro, os molhes de Rio Grande, o Cristo Protetor e as casas enxaimel de São Leopoldo, que marca a imigração alemã na região”, explica Real.

Realização

Não é a primeira vez que o artista sapiranguense é escolhido para representar, através de pinturas, momentos especiais que ocorreram no RS. No ano passado, Real pintou nove quadros que receberam o nome de “Rotas de Anita Garibaldi”. “Foram obras de 2 metros onde pintei os locais por onde Anita passou. Os desenhos foram instalados nos museus das cidades por onde ela passou”, conta o artista.

Para Real, ter seus desenhos estampados para o público ainda parece um sonho. “É engraçado dizer isso, mas parece que não é verdade. Minha mãe mora na mesma rua da minha casa e eu me criei ali, desenhando embaixo do pé de ipê, hoje pinto na minha casa. Mas de repente tenho quadros meus na casa do Obama, no museu do Flamengo, representando o governo do Estado e por aí. Isso ainda me causa certa estranheza”, declara Real.

O artista também recebeu o convite para desenhar o atual governador do RS, Eduardo Leite, quadro que ficará exposto na sala do governador no Palácio do Piratini.

Carla Fogaça

Entre em contato com
Carla Fogaça

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual