Publicidade
Notícias | Região SEGURANÇA

Roubo de veículos tem queda histórica em São Leopoldo

Em julho foram registrados 8 casos na cidade, uma redução de quase 53% em relação ao mesmo período do ano passado

Publicado em: 07.08.2023 às 03:00 Última atualização: 07.08.2023 às 07:28

O ano de 2023 tem sido positivo para a segurança de São Leopoldo. Mês a mês, a cidade apresenta quedas significativas nos indicadores criminais analisados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado.

Operações policiais nas ruas inibem a criminalidade
Operações policiais nas ruas inibem a criminalidade Foto: Brigada Militar/Especial

Em julho, um dos destaques foi o roubo de veículos, que atingiu o menor índice da última década, com oito ocorrências registradas. Antes disso, o menor índice alcançado em um único mês desde 2013 havia sido em fevereiro do ano passado, quando foram nove ocorrências.

Comparando com julho do ano passado, quando foram registrados 17 roubos de veículos, a queda no total de delitos deste tipo é de quase 53%. Nos últimos 10 anos, segundo os dados da SSP/RS, o período mais crítico da série foi 2016, quando em 12 meses foram roubados 793 veículos na cidade, mais de dois por dia.

Integração e investimento

Para as autoridades da área de segurança, o trabalho integrado somado à inteligência policial contribuem para os dados positivos.

"A queda nos roubos de veículos em São Leopoldo reflete os investimentos na Polícia, integração entre as forças de segurança e fortalecimento dos canais de denúncias. Treinamentos e melhorias na infraestrutura fortaleceram a presença policial nas ruas e agilizaram a resposta aos chamados", destaca o titular da 2ª Delegacia de Polícia leopoldense, o delegado André Serrão.

"A integração entre as instituições permitiu o compartilhamento de informações e ações conjuntas. Investimentos em tecnologia e inteligência policial possibilitaram a identificação de padrões criminais e mapeamento de áreas de maior incidência. Com o apoio da comunidade, estamos construindo um ambiente mais seguro, buscando reduzir ainda mais a criminalidade e promover a tranquilidade de todos", completa Serrão.

Investigações

Titular da 1.ª Delegacia de Polícia da cidade, a delegada Cibelle Savi, comemora a queda nos índices. "O roubo de veículo é um crime que assusta bastante a comunidade e também as autoridades. Muito dessa redução se deve ao exaustivo trabalho da polícia judiciária, que inicia as investigações assim que as ocorrências aportam na delegacia, permitindo a rápida identificação dos autores e as representações pelas prisões nos casos em que a lei permite", frisa.

.
. Foto: Reprodução

 

Outros indicadores também reduzidos

Diretor da 3.ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), o delegado Eduardo Hartz, destaca que, além do roubo de veículos, outros fatos também seguem em queda na cidade. “Os crimes de roubo de veículo, bem como roubo a pedestre e roubo ao comércio estão em acentuada queda no Município, nos mais diversos cenários de comparação. Tanto no acumulado deste ano, de janeiro a julho, em comparação com o mesmo período do ano passado como na análise do mês de julho em relação ao mês anterior, todos os indicadores referidos estão em queda”, diz.

O delegado elenca uma série de fatores que, segundo ele, têm contribuído para a baixa nas ocorrências. “Dentre os fatores que contribuem para que esses resultados possam ocorrer estão as investigações com prisões qualificadas, que identificam padrões criminais, desarticulam associações criminosas e impactam diretamente no indicador, a integração entre os órgãos de segurança pública e demais atores da persecução criminal, como o Ministério Público e o Poder Judiciário e a troca constante de informações entre os órgãos de segurança pública”, pontua.

“Além, também, da análise e planejamento constante das ações policiais, com base na análise diária dos dados por meio do sistema GESeg (Gestão Estatística em Segurança) e do empenho, comprometimento e dedicação das equipes”, completa.

Qualificação e inteligência

Para o comandante do 25.º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Alexsandro do Nascimento Goi, os investimentos feitos em qualificação e inteligência policial estão entre os fatores fundamentais para a redução nos indicadores criminais ano após ano.

“O investimento em instrução, educação, aperfeiçoamento e reciclagem das qualificações dos PMs juntamente com as ferramentas tecnológicas que temos à disposição e, principalmente, investimento em inteligência policial. A inteligência policial é a cereja do bolo. Os policiais deste setor têm informações, colaborações de toda ordem. Com a filtragem e sintonia fina destas informações coletadas nas ruas e junto da nossa rede de colaboração conseguimos antever locais e quem são os criminosos para entregar a o policiamento ostensivo informações mais precisas para efetuar prevenção qualificada, evitando que o crime aconteça ou então a repressão rigorosa, que vem a ser a efetiva prisão”, explica.

“A relação com o Poder Judiciário é outro fator importante porque temos prendido os criminosos e eles têm permanecido presos”, afirma Goi. Somente em julho deste ano, o 25º BPM efetuou 82 prisões e capturou seis foragidos nas suas operações. Foram abordadas mais de nove mil pessoas e 12 veículos em situação de furto ou roubo recuperados. Além de São Leopoldo, o batalhão é responsável pelo policiamento de Portão e Capela de Santana.

Renata Strapazzon

Entre em contato com
Renata Strapazzon

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual