Publicidade
Notícias | Região SOLIDARIEDADE

CATÁSTROFE NO RS: Ações de solidariedade se espalham pela região em meio à tragédia no Vale do Taquari; saiba como ajudar

População atende aos chamados e se mobiliza para doações às cidades da região mais castigada pelas cheias

Publicado em: 08.09.2023 às 07:40 Última atualização: 08.09.2023 às 08:26

A nova tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul, com enchentes que colocaram cidades inteiras embaixo da água, mobilizou governos e entidades. São diversas as ações de arrecadação voltadas para as vítimas das cheias, especialmente do Vale do Taquari, região mais atingida.

Em Novo Hamburgo, o governo municipal iniciou a arrecadação às 9 horas de quinta (7), na Fenac, o mesmo local que recebeu as doações após o ciclone extratropical de junho. Em cerca de duas centenas de alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza já haviam sido doados por moradores do município. A arrecadação segue nesta sexta-feira (8). 

Para a Secretária de Desenvolvimento Social, Jurema de Lima Pieper, a mobilização da população é de encher de orgulho. “Estamos muito satisfeitos. Novo Hamburgo, mais uma vez, mostrando que se solidariza com os municípios atingidos pela enchente, assim como em junho, tantos outros ajudaram a nossa cidade”, diz. 


Publicidade
O Banco de Alimentos Região do Calçado (Barc) arrecadou, ainda na quarta (6) uma tonelada de alimentos, 350 litros de leite e pães. As doações foram levadas para o Vale do Taquari no dia seguinte. 

"Não podemos ficar só ouvindo e vendo estas péssimas notícias sobre as pessoas nesta situação, e ficar lamentando. É atitude como destes empresários que doaram alimentos que precisamos", salienta o presidente da instituição, Ademir Rodrigues.

Solidariedade se espalha

Dois Irmãos também se mobiliza para arrecadar materiais para as cidades atingidas pela enchente. Desde às 8 horas da manhã, até às 17 horas de quinta, funcionárias da prefeitura recebem as doações dos moradores na Escola Estadual de Ensino Médio 10 de setembro.

Assim como em Novo Hamburgo, o foco das doações são materiais de limpeza e higiene. Dois Irmãos não está arrecadando roupas, isso porque, com a campanha feita para a enchente que atingiu o município em junho, a Secretaria de Assistência Social já tem o suficiente para enviar às famílias.

Mercados e empresas da região também estão ajudando nas arrecadações. Uma empresa de Dois Irmãos ofereceu o caminhão para recolher as doações e levar até Roca Sales, uma das cidades mais atingidas pela enchente. Além disso, famílias que haviam sido atingidas pelo ciclone, decidiram retribuir a ajuda que receberam.

É o caso de Carla Wagner Schneider, 44 anos, moradora do bairro Navegantes, que em junho viu a água invadir a casa da mãe idosa. “Foi traumatizante. Tenho pesadelo até hoje com o que aconteceu. Agora, imagina uma cidade inteira sendo levada? É o mínimo que eu posso fazer. Se eu não trabalhasse, eu queria estar lá [em Roca Sales] ajudando essas pessoas”, afirma.

Retribuir a solidariedade recebida também é a receita adotada em Lindolfo Collor. Em junho, a cidade foi uma das mais prejudicadas com a passagem do ciclone extratropical, quando o Arroio Feitoria subiu 7,4 metros, atingindo 6,1 mil habitantes.

Na época, a cidade contou com o apoio de diversos governos e entidades para se reerguer, e agora ela retribui. "Da mesma forma que os municípios da região nos ajudaram, nós vamos retribuir da mesma forma", afirmou o prefeito da cidade, Gaspar Behne, em vídeo divulgado nas redes sociais.

O governo municipal criou um centro de coleta de doações no Ginásio Municipal Herbert O Enzweiller, e iniciou a arrecadação ainda na tarde desta quinta-feira. As doações serão recebidas até sexta-feira (8).

Onde doar

 Outras cidades e entidades seguem realizando campanhas de arrecadação, veja abaixo onde e como doar.

Novo Hamburgo:

Na Fenac o governo municipal recebe Alimentos não-perecíveis;Produtos de higiene pessoal e limpeza; Roupas de cama; Roupas em boas condições de uso. O acesso é pela rua Araxá e os mantimentos são recebidos entre 9h 18h desta quinta-feira e de sexta-feira (8)

A Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (AbamfNH)  também está recolhendo doações na Rua German Fehse, 90, no bairro Rondônia. No local estão sendo recebidas roupas de cama (leçóis, cobertores entre outros) e produtos de higiene e limpeza. Mais estão disponíveis através dos telefones: (51) 3035-4554 ou (51) 995331188 com Sargento Evandro.

Ivoti

O governo municipal está arrecadando até sábado (9) alimentos e e materiais de higiene e limpeza no Ginásio da Comunidade Católica (Avenida Pres. Lucena, 3637, Centro de Ivoti). As doações serão destinadas às cidades de Colinas e Roca Sales. As doações serão recebidas das 8h às 11h e das 14h às 18h na sexta-feira (8). No sábado as portas do ginásio ficarão abertas das 8h às 11h.

 Campo Bom

O Ginásio do Cei ficará aberto das 7h às 19h até domingo. O governo municipal está arrecadando água e alimentos não-perecíveis. Roupas e cobertores doados em outras campanhas também serão enviados aos atingidos pelas cheias no Vale do Taquari. O governo garante já ter suprimentos para atender eventuais desabrigados na cidade.

Lindolfo Collor

Alimentos, materiais de limpeza e de higiene começaram a ser recebidos no Ginásio Municipal Herbert O Enzweiller (Rua Henrique Weber, 210) ainda nesta quinta-feira (7) às 14h. O local seguirá aberto no mesmo horário na sexta-feira (8).

Três Coroas

Os Bombeiros Voluntários da cidade estarão com a sede, localizada na Ru da Indústria 505,  aberta 24h até a manhã de sábado (8). As arrecadações iniciaram ainda na quarta-feira (6), e agora os itens mais necessário no momento são alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, fraldas cobertores, lençóis e roupas de cama.

O Consulado Colorado da cidade também está arrecadando materais de limpeza e higiena para levar ao Vale do Taquari. Interessados em doar podem entrar em contato pelo telefone (51) 998061693 para que as doações sejam recolhidas.

Ulbra

Com a participação de estudantes e professores, a Ulbra está arrecadando alimentos não perecíveis, colchões, materiais de higiene e limpeza e água alimentos não perecíveis, colchões, materiais de higiene e limpeza e água. Todas as unidades de universidade,  localizadas nas cidades de Canoas, Cachoeira do Sul, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Santa Maria, São Jerônimo, Sapucaia do Sul e Torres, estão recebendo as doações. Também, através da Aelbra, mantenedora da Ulbra, foram enviadas ao Vale do Taquari 250 cestas básicas.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual