Publicidade
Notícias | Região NEGÓCIOS

Ivoti adere a plataforma para iniciar registros de empresas de baixo risco em 10 minutos

Tudo Fácil Empresas une processos em um único site

Publicado em: 13.09.2023 às 05:00

Abrir uma empresa de baixo risco em Ivoti ficou mais rápido e fácil. Em apenas 10 minutos, os empresários poderão dar início ao seu negócio de forma gratuita e em uma única plataforma, por meio da Tudo Fácil Empresas (TFE). O serviço foi lançado nesta terça-feira (12), em um evento na Câmara de Vereadores.


Kalkmann (centro) com demais autoridades no lançamento da iniciativa na Câmara de Vereadores | Jornal NH
Kalkmann (centro) com demais autoridades no lançamento da iniciativa na Câmara de Vereadores Foto: Divulgação/Prefeitura de Ivoti

Ivoti é a 34ª cidade do Estado a integrar o programa e a quarta da região do Vale dos Sinos. Com o serviço, é possível concluir etapas para abertura de empresas de baixo risco ambiental e sanitário em um único site (portalservicos.jucisrs.rs.gov.br), desde a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), até a Inscrição Municipal.

A medida dispensa as exigências como o licenciamento de meio ambiente a nível municipal e estadual, bem como a dispensa do alvará de funcionamento. Antes, os processos para a implementação de um estabelecimento na cidade levavam, em média, 10 dias.

Atualmente, o TFE enquadra 770 atividades de baixo risco. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento, Denise Rodrigues da Silva, a cidade foi pioneira com a adesão ao sistema RedeSim e esse é outro passo importante para a desburocratização. "Esse é mais um avanço para facilitar a vida de quem movimenta nossa economia e dos contadores, já que a adesão ao Tudo Fácil Empresas vem para simplificar e facilitar o início de quem pretende empreender", afirma ela.

Benefícios para quem empreende

Para conseguir a implantação do projeto, Ivoti precisou passar por uma série de etapas, como criar tabelas de baixo risco conforme a Lei de Liberdade Econômica ou adotar as tabelas do Estado, realizar a viabilidade de endereços de forma automática, criar a inscrição municipal de empresas e isentar as taxas de emissão de alvará de funcionamento.

"Essa iniciativa contribui para o crescimento econômico de Ivoti, com a criação de novas empresas e a geração de empregos. O município não gera receita e sim administra os valores arrecadados para investir na comunidade. Esse é um ganho para todos", relata o prefeito Martin Kalkmann.

Para a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback, a iniciativa ajuda o empreendedor a sair da informalidade e oferece benefícios tanto para os usuários, quanto para o município. "O Rio Grande do Sul é pioneiro nesse projeto. Mais de 70% das empresas abertas no Estado são de baixo risco. A gente sabe que muitas empresas estão na informalidade pelo custo e pela burocracia e isso é muito ruim para o município e o desenvolvimento da região", explica.

Também fizeram parte do ato o representante da Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança do Estado, Magnum Eltz, o diretor da RedeSim, Silvio Ramão, e a presidente da Câmara de Vereadores, Marli Heinle Gehm, além de secretários municipais.

O serviço é uma parceria entre JucisRS, Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), Descomplica RS, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Secretaria Estadual da Fazenda.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual