Publicidade
Notícias | Região SAÚDE

Estudantes do curso de Medicina da Ulbra fazem 20 mil consultas comunitárias

Ao longo de um ano, alunos da Medicina da Ulbra auxiliam serviços de saúde em Canoas

Publicado em: 26.10.2023 às 21:47

Os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), campus Canoas, têm uma formação com inserção no cenário prático. Dentre as atividades do curso, destacam-se os cerca de 20 mil atendimentos por ano prestados pelos estudantes à comunidade em auxílio aos serviços de saúde do município.


Estudante de Medicina da Ulbra atende em UBS de Canoas | Jornal NH
Estudante de Medicina da Ulbra atende em UBS de Canoas Foto: Ulbra/Divulgação

As atividades desenvolvidas em campo pelos estudantes na Rede de Atenção à Saúde são destacadas pela Prefeitura de Canoas, por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc).

A coordenação do Numesc ressalta que as visitas técnicas são realizadas pelos estudantes ao lado das equipes do município para entender os serviços disponibilizados à população. Agentes comunitários também acompanham o trabalho nas visitações e os cadastramentos de pacientes acamados, além de participar dos grupos de educação em saúde no acolhimento a gestantes e idosos.

Alessandra Fabris Valdez, da coordenação do Numesc, descreve que “os acadêmicos de Medicina estão inseridos nos serviços de saúde durante todo o seu percurso formativo de graduação como estratégia de fomento à formação para as práticas do SUS”.

O município ressalta que os acadêmicos da Medicina da Ulbra realizam atividades em campo junto à comunidade canoense desde o segundo semestre até o 12º semestre da graduação nos serviços de saúde de Canoas.

“As atividades desenvolvidas em campo na Rede de Atenção à Saúde são visitas técnicas para melhor compreender as equipes de saúde e os serviços disponibilizados, bem como a população atendida”, informa o núcleo, em documento assinado pela coordenação.

Dentre as atividades desempenhadas pelos estudantes de Medicina junto à comunidade está a participação no Prefeitura na Rua, um projeto desenvolvido semanalmente pelo município voltado ao atendimento da população. Em uma tenda inflável montada especialmente para o programa, os alunos da Medicina da Ulbra prestam atendimento à comunidade, ao lado de estudantes de outros cursos.


Publicidade

Atuação ativa na comunidade

Acompanhados por professores e preceptores, os futuros médicos atuam nas áreas de clínica médica, pediatria, gineco-obstetrícia, cirurgia geral, especialidades cirúrgicas, medicina da família e trauma, entre outras. Segundo o diretor dos cursos de Medicina da Aelbra, professor doutor Marcelo Guerra, é ativa a participação dos estudantes nos processos de saúde e enfermidades em Canoas. “Os alunos estão envolvidos em várias linhas de atuação ao longo de sua formação, desde o segundo até o 12º semestre”, explica o gestor.

Os estudantes desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, na prevenção e no atendimento médico à comunidade. “O envolvimento em diversas áreas da saúde, desde a promoção até o atendimento clínico, contribui para o bem-estar da população e demonstra o compromisso da Ulbra com a formação de médicos engajados e competentes”, afirma. Guerra acrescenta que a participação intensiva e diversificada reflete o compromisso da Instituição com a educação médica e o serviço à comunidade.

Transformar vidas

Para o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, as diferentes ações em prol da comunidade canoense concretizam uma das funções precípuas da universidade, que é a de estar permanentemente a serviço da sociedade.

“A Ulbra, cumpre, por meio de seu projeto educacional, a grande missão da educação, que é a de transformar vidas e realidades sociais, promovendo a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento social, e isso já se efetiva por meio de seus estudantes, ao longo de sua trajetória de formação profissional”.

Neste sentido, acrescenta o reitor, as políticas acadêmicas buscam fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade por meio de práticas que potencializam a circularidade entre Extensão-Pesquisa-Ensino-Extensão.

“Os estudantes de Medicina, em conexão com as comunidades onde estão inseridos, identificam situações-problema dos contextos reais da vida profissional médica, propondo alternativas e soluções frente às necessidades sociais e de saúde, trazendo melhorias reais para a população atendida”, conclui o reitor.

A atuação dos estudantes do curso de Medicina da Ulbra

2º ao 8º semestre: durante esse período, os estudantes se engajam em duas principais linhas de atuação

1. Promoção e manutenção da saúde

Nessa linha de atuação, os estudantes realizam uma média de 6 mil visitas por ano, abrangendo diversos cenários na comunidade. Isso é dividido em oito programas distintos:

SUS: os estudantes aprendem sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde e seu papel na promoção da saúde da população;

Programa de Saúde Mãe/Bebê: envolvimento em cuidados pré-natais, acompanhamento de partos e cuidados pediátricos;

Programa de Saúde Escolar (Criança e Adolescente): atuação em escolas, promovendo a saúde entre crianças e adolescentes;

Programa de Saúde do Adulto: foco em prevenção e tratamento de doenças em adultos;

Programa da Diversidade e da Inclusão: sensibilidade e atendimento a grupos diversos, incluindo minorias e pessoas com necessidades especiais;

Programa do Envelhecimento: atendimento a idosos, compreendendo suas necessidades de saúde únicas;

Programa de Saúde da Mulher: cuidados ginecológicos e de saúde da mulher;

Programa de Saúde do Homem: promoção da saúde masculina e prevenção de doenças.

2. Atendimento ambulatorial

Os estudantes também participam ativamente do atendimento ambulatorial em várias especialidades médicas, incluindo cardiologia, nefrologia, pneumologia, hematologia, oncologia, neurologia, reumatologia, gastroenterologia, endocrinologia, urologia, cirurgia bariátrica, digestiva, neurocirurgia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do tórax, cirurgia vascular, gineco-obstetrícia, pediatria e psiquiatria. Esses atendimentos ambulatoriais somam cerca de 11 mil atendimentos por ano.

9º ao 12º semestre: A partir do 9º semestre até o 12º semestre, os estudantes do curso de Medicina da Ulbra continuam o compromisso com a comunidade atendendo em várias unidades, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPS Canoas), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, Hospital Universitário de Canoas e muitas outras unidades na região metropolitana de Porto Alegre. Nesse período são feitos mais de 10 mil atendimentos por ano.

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual