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Notícias | Rio Grande do Sul Estado

Agências do Sine voltam a atender presencialmente a partir da próxima segunda-feira

Iniciativa busca auxiliar trabalhadores que estão com dificuldade no encaminhamento do seguro-desemprego

Publicado em: 07.05.2020 às 13:07

Agências SINE vão retomar atendimento presencial a partir de segunda-feira (11) Foto: Divulgação FGTAS/Felipe Farias
Agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no RS voltam a atender de forma presencial a partir da próxima segunda-feira (11). A decisão considera, sobretudo, auxiliar beneficiários do seguro-desemprego que estão com dificuldades para encaminhamentos on-line. As agências estão fechadas desde março como medida de prevenção ao novo coronavírus.

A proposta da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é que o atendimento presencial nas 153 agências seja exclusivo a estes casos, evitando deslocamentos e aglomerações. “É importante que as pessoas sejam acolhidas, recebidas e orientadas da melhor forma possível, principalmente aquelas que mais necessitam e estão com problemas para acessar as linhas digitais e encaminhar o seu seguro-desemprego", destaca a secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker. "Além disso, as agências podem informar sobre possíveis vagas ofertadas em cada região para quem acabou de perder o seu emprego”, acrescenta.

De acordo com o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, 40 unidades que possuem termo de cooperação técnica com as prefeituras já estavam abrindo gradativamente e parcialmente os atendimentos presenciais a partir da portaria da FGTAS 042/2020-GAB, do dia 23 de abril. "Os demais atendimentos serão retomados nesta segunda-feira, levando em consideração todas as medidas de saúde. Por isso, pedimos a compreensão das pessoas para que busquem agendar o atendimento, evitando aglomerações", complementa.

Em acordo com as normativas de saúde

Todos os atendimentos deverão cumprir com as normativas do Ministério da Saúde, baseadas no decreto do Governador Eduardo Leite, que determina cuidados com os ambientes, com a higienização e a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos agentes aptos para o atendimento ao público, assim como para os que buscam o serviço. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp seguem mantidos.

Mais de 50 mil solicitações de seguro-desemprego no Estado

Segundo dados do Ministério da Economia, da segunda quinzena de março até o dia 26 de abril foram registradas 54.785 solicitações do benefício no Rio Grande do Sul. Desses, 42.955 foram on-line e 11.830 presencial. Por dia, em média, no Estado, são recebidos 6 mil e-mails relativos ao benefício. No Brasil, em igual período foram registradas 775.194 solicitações, sendo 616.714 on-line. Em março e abril do ano passado, no Rio Grande do Sul, foram registradas 70.304 solicitações do seguro-desemprego. Desses, apenas 731 foram on-line e o restante, 69.573 de forma presencial.

Como solicitar o benefício pela Internet

O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após 7 dias da dispensa, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício. Através do link https://www.youtube.com/watch?v=cCERmf7Mh3g&feature=youtu.be, o trabalhador pode acessar o passo a passo.

Se a solicitação online for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas acontecerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento online, entre em contato através do telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.

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